• /Retrospectiva: as principais ações do Escolas Transformadoras em 2017
#retrospectiva
Retrospectiva: as principais ações do Escolas Transformadoras em 2017

“Fazer juntos, fiar juntos, con-fiar. Estudantes, professores, comunidade. Juntos!”

A frase acima, extraída do artigo “Protagonizar juntos: a escola como casa comum”, da arquiteta Beatriz Goulart, e publicada no livro digital “Protagonismo – a potência de ação da comunidade escolar”, é capaz de resumir bem o ano que passou: a transformação em educação só é possível quando praticada em conjunto, no coletivo – entre sujeitos de diferentes áreas, idades, saberes, culturas e realidades.

Em 2017, o programa Escolas Transformadoras, atuando em rede com uma comunidade composta por escolas brasileiras (diga-se: estudantes, professores, funcionários, comunidade e familiares), jornalistas, arquitetos, poder público e outros agentes, deu prosseguimento ao compromisso de transformar a conversa que se tem sobre educação no país.

Os debates, os livros publicados e outras atividades realizadas ao longo do ano ajudaram a ampliar o alcance da visão de que todos podem transformar a realidade. E essas ações mostraram que, juntos, podemos promover um novo marco de referência para a educação e para a vida das pessoas. Confira a seguir a retrospectiva do programa em 2017!

– Mais três escolas brasileiras reconhecidas

Três novas escolas passaram a integrar a rede de Escolas Transformadoras do Brasil: a Escola Nossa Senhora do Carmo (Bananeiras, PB), a Escola Municipal Professor Waldir Garcia (Manaus, AM) e a Associação Pró-Educação Vivendo e Aprendendo (Brasília, DF). Com as novas integrantes, são dezoito as escolas brasileiras reconhecidas pelo programa e comprometidas em mudar a conversa sobre educação.

– Publicação de protagonismo

Também lançamos a publicação digital ‘Protagonismo – a potência de ação da comunidade escolar’, que constrói um entendimento sobre a importância do protagonismo infanto-juvenil na educação para que essa seja uma das principais ferramentas de resolução de problemas e intervenção no mundo. A publicação foi lançada durante a III Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação (CONANE), em Brasília (DF).

– 4 debates sobre educação

Ao longo de 2017, o Escolas Transformadoras realizou quatro debates com temas que estão em alta no cenário educacional brasileiro: Reforma do Ensino Médio; Base Nacional Comum Curricular; Diversidade Sexual; e Diálogos Possíveis entre Religião, Escola e Laicidade. Você pode conferir a playlist com todos os debates clicando aqui.

– Livro ‘O ser e o agir transformador – para mudar a conversa sobre educação’

Em setembro de 2017, lançamos o livro ‘O ser e o agir transformador – para mudar a conversa sobre educação’, um diálogo com pessoas que lideram transformações na escola e na sociedade. As 15 primeiras escolas da rede fizeram parte da construção desta obra, além de nossos ativadores. O livro foi lançado em 8 escolas, alguns em parceria com o poder público, e também na Colômbia!

Confira no mapa abaixo por onde esta transformação passou!

– Jornada de educação na Bahia

Em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia – Superintendência de Educação Profissional, o programa Escolas Transformadoras realizou duas jornadas de educação transformadora no Estado. Quase 200 coordenadores pedagógicos e diretores de escolas da Educação Profissional dos 27 núcleos territoriais de educação da Bahia participam desta formação.

Além disso, alguns representantes participaram de imersões em três escolas reconhecidas pelo programa: o Instituto Federal do Paraná – Campus Jacarezinho; o Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA), em Pernambuco; e a Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, no Ceará.

– Encontro na Colômbia

Representantes do programa Escolas Transformadoras do Brasil se uniram a mais de 300 líderes de transformação no campo social e da educação para compartilhar práticas e experiências transformadoras em educação durante o “1º Encontro de Educação Transformadora: Reinventando a Educação na América Latina”.

____________________

Em 2018, convidamos você a continuar acompanhando nossos principais canais de comunicação e a participar das discussões que propomos em nosso FacebookTwitter e também em nosso portal! 😉