• /Manifestação em apoio ao diretor-geral do IFPR Campus Jacarezinho
#notícias
Manifestação em apoio ao diretor-geral do IFPR Campus Jacarezinho

As Escolas Transformadoras do Brasil, reconhecidas pela Ashoka e pelo Instituto Alana, vêm por meio desta manifestar seu apoio ao prof. Rodolfo Fiorucci. Rodolfo é diretor-geral do Instituto Federal do Paraná, Campus Jacarezinho, e foi denunciado pelo Ministério Público Federal do Paraná por supostas ofensas ao presidente da República, com base na Lei de Segurança Nacional.

Esta rede, constituída por escolas, educadores e estudantes das cinco regiões do país, acredita e cultiva em seu cotidiano escolar os valores da empatia, do protagonismo, da criatividade e do trabalho em equipe. Tais valores se constituem fundantes de uma educação transformadora, ou seja, aquela que educa pessoas para transformar sua realidade atravessada por diversas desigualdades.

O professor Rodolfo está à frente de um campus com grande reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, nacional e internacionalmente. A inovação ali realizada na estrutura curricular do ensino médio técnico tem inspirado outras iniciativas e fortalecido o debate sobre a qualidade de uma etapa da educação básica que enfrenta problemas graves, como evasão de estudantes, precarização das condições de trabalho e de ensino e aprendizagem, entre tantos outros. O professor Rodolfo é conhecido por sua luta por uma educação verdadeiramente transformadora, atitude tão necessária em nosso país.

A manifestação de opinião política em rede social própria é um direito de todo cidadão brasileiro. A criminalização deste comportamento e qualquer medida que fragilize o pensamento crítico, a expressão e o debate de ideias é um ataque às bases democráticas e legais que asseguram o exercício da cidadania. A compreensão desta rede é que a situação em questão configura repressão às lideranças de uma educação que emancipa pessoas. Em tempos como os atuais, é fácil e perigoso distorcer contextos, criar fatos inverídicos, eleger “inimigos” para justificar a perseguição ao diferente, ao contraditório, à oposição de ideias e concepções.

Posto isto, convocamos a sociedade e os órgãos competentes a atentarem aos verdadeiros problemas que afetam a educação brasileira. Defendemos o tratamento ético, respeitoso e imparcial do prof. Rodolfo Fiorucci pelos órgãos que acataram a denúncia. Conclamamos todos e todas a proteger a tarefa docente, tão atacada e execrada publicamente nos últimos tempos. Seremos a voz que denuncia este cenário crítico e preocupante.

Daremos apoio ao prof. Rodolfo e a tantos professores e professoras que têm sua luta de educar e de se manifestar criminalizada.

Escolas Transformadoras do Brasil.