• Home
  • /Notícias
  • /Programa Escolas Transformadoras anuncia nova fase
#notícia
Programa Escolas Transformadoras anuncia nova fase

Programa Escolas Transformadoras anuncia nova fase

Compartilhe

O Escolas Transformadoras está passando por importantes mudanças. É uma nova fase do programa, que chega a cinco anos dedicados a transformar a conversa e a prática que se tem sobre educação no país.

Com essa mudança, o Instituto Alana assume um novo papel na iniciativa, passando a integrar a comunidade ativadora do programa ao lado de escolas e outros parceiros. As iniciativas referentes ao Escolas Transformadoras continuarão sob gestão da Ashoka – da mesma forma que acontece em outros 35 países.

A comunidade do programa, que ampliou o alcance de experiências transformadoras da educação em todo o país, segue sua jornada. Nesse sentido, a busca por se realizar um trabalho em defesa da escola como espaço privilegiado para educar pessoas que se sintam capazes de transformar positivamente o mundo permanece. Um enorme desafio!

Ao longo de seus cinco primeiros anos, o programa organizou e fomentou a comunidade ativadora, criou e realizou encontros e parcerias, construiu publicações e produziu uma série audiovisual. Todos esses conteúdos seguirão disponíveis ao público em geral nos canais relacionados ao programa.

As mudanças

Após desenhar e implementar diversas iniciativas voltadas a ativar a visão de uma educação e sociedade transformadora em territórios por todo o Brasil, agora algumas ações serão estabelecidas com novas estratégias, desenhos e focos, que em breve serão compartilhadas em nosso Facebook, Twitter e site.

Ao mesmo tempo, é fundamental reafirmar que o Instituto Alana continua participando do Escolas Transformadoras e desempenhando papeis de extrema importância no programa. Além de apoiar a Ashoka com as estratégias do programa no Brasil, o Instituto Alana permanece como integrante da comunidade ativadora do Escolas, participando de eventos, encontros, decisões e parcerias.

As duas instituições, aliás, seguem como organizações parceiras, com fortes vínculos, que já incluem a participação em outras iniciativas, tanto do Instituto Alana quanto da Ashoka.

O programa

O Escolas Transformadoras chegou ao Brasil em setembro de 2015, quando foi dado início a um trabalho em defesa da escola como espaço privilegiado para educar pessoas que se sintam capazes de transformar positivamente o mundo. Outro fundamento do programa foi o de trabalhar para que toda criança, jovem e adulto brasileiro tivesse o direito de participar de uma educação transformadora.

O programa Escolas Transformadoras teve início nos Estados Unidos em 2009, com o nome Changemaker Schools. Desde então, a iniciativa se espalhou por 35 países. Hoje, conta com uma rede formada por mais de 270 escolas ao redor do mundo, sendo 21 brasileiras.
Historicamente, o programa foi criado como uma iniciativa da Ashoka. A entidade é a primeira e maior comunidade de empreendedores sociais do mundo, tendo sido fundada em 1981 na Índia. Presente desde 1986 no Brasil, reúne cerca de 400 empreendedores sociais no país.

No Brasil, a iniciativa foi lançada em uma correalização da Ashoka com o Instituto Alana, reunindo as escolas, empreendedores sociais, comunicadores e especialistas em uma rede que envolve milhares de crianças, jovens, famílias, educadores, comunidades, secretarias de educação e faculdades. Uma comunidade que ampliou o alcance de experiências transformadoras da educação em todo o país.

Ao longo desse processo, foram estabelecidas importantes parcerias com secretarias de educação e veículos de comunicação em todo o país. E, colaborativamente, o Escolas Transformadoras produziu no Brasil quatro livros, uma série documental e inúmeros encontros nacionais e internacionais. Para quem acompanhou e fez parte de tudo isso, é fundamental, nesse momento de mudanças, registrar nosso muito obrigado pela participação na caminhada.

A etapa de fomento e consolidação da comunidade ativadora do programa se encerrou, como se pode ver, com muitas conquistas. Os próximos passos exigirão uma organização mais fluida entre as organizações e as novas parcerias – algo que já vem acontecendo e que estava previsto desde o início da correalização entre Ashoka e Instituto Alana.

As Escolas Transformadoras

As Escolas Transformadoras no Brasil são 21, localizadas nas cinco regiões do país. A estratégia de reconhecimento das escolas foi encerrada em 2018. Conheça as escolas clicando aqui.

O reconhecimento a essas 21 escolas não se constitui como um mero “título” ou certificado, e sim um convite para fazer parte de uma comunidade de liderança compartilhada.

As demais estratégias do programa, por seu turno, atingem e dialogam com um espectro muito mais amplo de redes e educadores. Assim, o apoio a essas 21 escolas e a outros membros da nossa comunidade contribui para que possam inspirar e apoiar muitas outras escolas pelo país. Isso sempre em parceria com diversas organizações que influenciam o campo: desde governos até universidades, sindicatos e editoras. Uma comunidade cuja potência segue crescendo a cada ano.

Conteúdos produzidos

Todos os conteúdos produzidos pelo programa Escolas Transformadoras, entre livros, reportagens, artigos, planos de formação, debates e afins, continuarão disponíveis nos seguintes canais:

– Site: www.escolastransformadoras.org.br
– Facebook: https://www.facebook.com/escolastransformadoras/
– Youtube: https://youtube.com/escolastransformadoras

Já a série “Corações e mentes, escolas que transformam” também segue disponível para exibição pública na plataforma Videocamp, no seguinte link: https://www.videocamp.com/pt/playlists/coracoes-e-mentes-escolas-que-transformam

Outras Iniciativas

Para instituições que tenham interesse de, além de participar do Escolas Transformadoras, buscar reconhecimento semelhante junto a outras iniciativas, deixamos, por fim, uma relação de projetos parceiros que reconhecem trabalhos transformadores:

Criativos da Escola: https://criativosdaescola.com.br/
Prêmio Itaú-UNICEF: https://premioitauunicef.cenpec.org.br/premio-itau-unicef/
Desafio Inova Escola: http://fundacaotelefonica.org.br/projetos/desafioinovaescola/
Movimento de Inovação na Educação: http://movinovacaonaeducacao.org.br/

Siga ligado

O e-mail de contato do Escolas Transformadoras continuará sendo o contato@escolastransformadoras.com.br, e os canais no Facebook, Youtube, Twitter e site permanecerão os mesmos.

Nos canais da Ashoka, você poderá seguir acompanhando novidades sobre temas como empreendedorismo social, juventude transformadora e protagonismo de crianças e adolescentes.

Nos canais do Instituto Alana, por sua vez, questões relativas aos direitos e à promoção do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, educação e outros assuntos seguirão sendo trabalhados todos os dias.

Ao iniciar essa nova fase em sua participação no Escolas Transformadoras, o Instituto Alana reafirma, por fim, sua certeza de que toda criança e adolescente tem o direito de se desenvolver plenamente. E que, para isso, é necessário que a escola não apenas efetive este direito como também oportunize uma educação que reconheça estudantes e toda a comunidade escolar como pessoas potentes para transformar suas realidades.

Comentários

X