• /“O bom projeto político-pedagógico desperta no aluno a vontade de aprender”
#debates
“O bom projeto político-pedagógico desperta no aluno a vontade de aprender”

Por Raphael Preto

Os projetos político-pedagógicos (PPP) desenvolvidos pelas escolas são uma maneira de definir o caminho e organizar as ações da instituição e sua relação com a comunidade, criando assim uma espécie de documento orientador para professores e estudantes.

Como nascem projetos políticos pedagógicos transformadores?”. Essa foi a pergunta que guiou a discussão do primeiro debate do Escolas Transformadoras de 2019. O evento foi transmitido ao vivo pela internet no dia 31 de janeiro diretamente do Colégio Viver  escola que integra a comunidade do programa desde 2015.

Participaram do encontro Maria Amélia Cupertino, coordenadora pedagógica do Colégio Viver, e Elton Luz, diretor da Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, em Pentescote, no Ceará, escola reconhecida pelo programa em 2016. Estiveram também na conversa Vitor Paro, professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), e Flavio Bassi, cocoordenador do programa Escolas Transformadoras e responsável pela mediação do bate-papo.

“É a partir do projeto [político-pedagógico] que se pode definir os meios e os fins de uma escola”, destacou Vitor. Segundo o professor, o modelo de PPP mais adequado é “aquele que desperta no aluno a vontade de aprender”. Flavio Bassi, por sua vez, sinalizou que, na sua opinião, um bom modelo é aquele que “cria condições para que os estudantes se formem e se cultivem como agentes de transformação”.

Para Elton Luz, o conjunto de objetivos do PPP não pode ser encarado como algo burocrático e para que tenham êxito é fundamental que eles sejam construídos coletivamente num trabalho entre professores, estudantes e comunidade escolar. “O projeto político-pedagógico é a base para a implementação de uma escola com gestão democrática”. Maria Amélia segue o mesmo raciocínio: “O projeto é feito de escolhas do que vamos ou não priorizar. E é preciso tempo para maturar essas escolhas”.

Assista ao vídeo do debate e comece o ano letivo com muitas ideias para aplicar na sua escola!