• Home
  • /Notícias
  • /Educadores do programa Escolas Transformadoras lançam livro ‘O ser e o agir transformador’ na Colômbia
#encontros
Educadores do programa Escolas Transformadoras lançam livro ‘O ser e o agir transformador’ na Colômbia

Educadores do programa Escolas Transformadoras lançam livro ‘O ser e o agir transformador’ na Colômbia

Compartilhe

1º Encontro de Educação Transformadora: Reinventando a Educação na América Latina’ marca o lançamento internacional da publicação do programa

Representantes do programa Escolas Transformadoras do Brasil (ETB), iniciativa da Ashoka correalizada com o Alana, no Brasil, se unem a mais de 300 líderes de transformação no campo social e da educação para compartilhar práticas e experiências transformadoras em educação durante o 1º Encontro de Educação Transformadora: Reinventando a Educação na América Latina. Realizado em Bogotá (Colômbia), entre os dias 8 e 11 de novembro, o evento também será palco para o primeiro lançamento internacional da nova publicação do ETB, ‘O ser e o agir transformador – para mudar a conversa sobre educação’.

Lançada no Brasil em setembro, a publicação digital reúne as experiências das primeiras 15 escolas reconhecidas pelo programa no Brasil. Para apresentar a publicação, o programa fará uma roda de conversa no dia 10, a partir das 19h30 (horário de Brasília), com os coordenadores do Escolas Transformadoras, Antonio Lovato e Raquel Franzim; a diretora de Juventude da Ashoka para a América Latina Helena Singer; o líder do Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), Abdalaziz de Moura; e com Leandro Beguoci, diretor editorial e de produtos da Associação Nova Escola. A programação será transmitida ao vivo e pode ser assistida aqui.

“Estamos muito felizes de poder compartilhar as experiências das Escolas Transformadoras brasileira com todos esses educadores. Difundirmos os trabalhos de quinzes escolas em um evento de promoção da aprendizagem e empoderamento de crianças e de jovens como agentes de transformação da sociedade, é uma oportunidade incrível e mostra que aqui no Brasil temos muita histórias transformadoras para reverberar”, celebra Raquel Franzim, co-coordenadora do programa Escolas Transformadoras do Brasil.

Além de lançar a publicação, os educadores do programa participam, ao longo de quatro dias, de encontros com especialistas e agentes inovadores que têm participado de processos de transformação em educação em diferentes territórios como Índia, Senegal, Inglaterra, Estados Unidos e países da América Latina. O objetivo é dialogar sobre conceitos como inovação e habilidades transformadoras na educação – como empatia, educação baseada na natureza, espaços de aprendizagem, diversidade, inclusão, entre outros temas.

Para Flavio Bassi, diretor Ashoka para Infância na América Latina, o encontro surge como uma oportunidade para líderes globais pensarem juntos em boas estratégias na educação. “Construir um ecossistema que contribua para que todas as crianças e jovens na América Latina possam praticar a empatia e se reconhecer como sujeitos de transformação é um desafio urgente em nossa região, que apresenta alguns dos piores indicadores de desenvolvimento integral de crianças e jovens. Acredito que a única forma de partir dessa força para enfrentar esse desafio é justamente se valer da imaginação e da potência de agir das nossas novas gerações”.

O encontro na Colômbia terá a participação de líderes de escolas brasileiras já reconhecidas pelo programa Escolas Transformadoras: Escola Municipal Anne Frank (Belo Horizonte – MG); Escola Comunitária Luiza Mahin (Salvador – BA); Escola Municipal Professor Waldir Garcia (Manaus – AM); Escola Amigos do Verde (Porto Alegre – RS); Serviço de Tecnologia Alternativa (Glória do Goitá – PE); Escola Municipal Professor Paulo Freire (Belo Horizonte – MG); Colégio Viver (Cotia – SP); Colégio Equipe (SP); e Associação Pró-Educação Vivendo e Aprendendo (Brasília – DF). Tais escolas participarão de oficinas e rodas de conversa para compartilhar as metodologias e experiências vividas dentro da escola e nos territórios em que estão inseridas.

O 1º Encontro de Educação Transformadora: Reiventando a Educação na América Latina é uma cocriação envolvendo mais de 30 empreendedores sociais da rede Ashoka e suas organizações; empresários da Re-Imagine Learning; e mais de 20 escolas e universidades inovadoras na região, sob a liderança de Ashoka, TAAP (Workshop sobre Aprendizado por Artes e Pensamentos), CESA (Faculdade de Estudos Avançados em Administração), Ginásio Moderno, Colégio Los Nogales, Faculdade Ekirayá, Colegio Aquileo Parra, Tilatá College, Santander OpEPA Gym, Fundação Mi Sangre, AEIOTU e Impact Hub Bogotá.

As inscrições para o encontro estão abertas. Para mais informações, acesse (em espanhol): http://www.educaciontransformadora.com
Acompanhe as novidades do evento no Facebook do Escolas Transformadoras: https://www.facebook.com/escolastransformadoras/

Comentários

X