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“Sem mexer na estrutura educacional, a reforma do Ensino Médio não vai melhorar a qualidade da educação”

“Sem mexer na estrutura educacional, a reforma do Ensino Médio não vai melhorar a qualidade da educação”

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Programa Escolas Transformadoras reúne especialistas para falar sobre reforma do Ensino Médio. Encontro é o primeiro da série “Escolas Transformadoras Debate”

Por William Nunes

No dia 06 de março, o Programa Escola Transformadoras promoveu o debate ao vivo “Ensino Médio Para Além da Reforma”. Nesta edição, os convidados José Jocélio, Rodolfo Fiorucci e Pilar Lacerda discutiram quais podem ser as consequências da nova Reforma do Ensino Médio.

A avaliação de Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM, é de que, embora os estudantes tenham a possibilidade de escolher a sua grade curricular, não necessariamente se tornam protagonistas do seu processo educativo. “É importante lembrar que há um ano, os estudantes do Ensino Médio estavam ocupando as escolas, exercendo sua cidadania e seu protagonismo. Ou eles foram absolutamente ignorados ou foram fortemente reprimidos. Precisamos entender sobre qual protagonismo falamos”, explicou Pilar.

Convidados durante debate "Ensino Médio Para Além da Reforma". (Da esquerda para a direita: Rodolfo Fiorucci, Antonio Lovato, José Jocélio e Pilar Lacerda)

Convidados durante debate “Ensino Médio Para Além da Reforma”. (Da esquerda para a direita: Rodolfo Fiorucci, Antonio Lovato, José Jocélio e Pilar Lacerda)

Nesse sentido, o convidado José Jocélio de Moraes, da Escola Transformadora EEEP Alan Pinho Tabosa, CE, questionou a clareza da Reforma do Ensino Médio. “Há uma série de detalhes que não estão claros na Reforma. Nem sendo explicada pelo próprio Ministro [da Educação] é possível entender seus principais detalhes. Também há vários entraves onde a reforma não vai ajudar a desenvolver o sistema educacional na parte média, então pode ficar aquém daquilo que esperamos”.

De acordo com os convidados, a Reforma não contempla diversas outras questões que estão sendo postas no campo da educação, como o desenvolvimento de competências transformadoras nos alunos e a valorização do professor. “As pessoas da educação têm visto sua profissão ser sucateada. Se não pensarmos na valorização dos profissionais, falar de reforma é ilusão. Sem mexer na estrutura educacional, a reforma não vai melhorar em nada a qualidade da educação”, afirmou Rodolfo Fiorucci, do IFPR Jacarezinho, Escola Transformadora do Paraná.

Além da Reforma do Ensino Médio, os convidados discutiram quais foram as influências da PEC 55, que cortou investimentos na educação, e também deram suas opiniões sobre o projeto Escola Sem Partido.

Clique aqui para conferir o debate na íntegra.

O debate “Ensino Médio Para Além da Reforma” foi o primeiro da série ‘Escolas Transformadoras Debate’, que, ao longo de 2017, trará profissionais da área para discutir temas que estão em alta no cenário educacional brasileiro.

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