• /Escolas Transformadoras: encontro de ativadores traz conexões e diálogos sobre educação
#notícia

Na última quinta-feira, 25 de abril, a comunidade ativadora do programa Escolas Transformadoras se reuniu em São Paulo (SP) para mais um encontro de conexão e compartilhamento de inspirações e diálogos sobre educação transformadora.

Esses encontros, que acontecem anualmente, têm por objetivo fomentar a troca de ideias sobre o conteúdo e o planejamento do programa, além de fortalecer as agendas em prol da visão de que todas as escolas, estudantes, jovens e crianças, educadores e sociedade civil podem ser agentes de transformação. A comunidade ativadora do programa é formada por pessoas de diversas áreas, que compartilham de um interesse comum: mudar a conversa sobre educação. Integram esse grupo equipes de escolas, jornalistas, artistas, professores universitários, representantes do poder público e do terceiro setor.

Neste último, os ativadores trouxeram novas perspectivas de como potencializar no Brasil a agenda de uma educação comprometida com competências transformadoras como empatia, protagonismo, trabalho em equipe e criatividade. “Qual é o mínimo de forças estratégicas capazes de alavancar um novo pensamento na educação? Estamos potencializando essa comunidade ativadora para poder influenciar processos de transformação”, disse Anamaria Schindler, uma das líderes globais da Ashoka.

Natacha Costa, ativadora do programa e diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz, afirmou ser indispensável os diálogos e as trocas mais frequentes entre projetos de instituições e plataformas que atuam com educação. “Potencializando esse movimento, teremos alcances mais significativos”, afirmou.

Três mulheres estão sentadas ao redor de uma mesa de madeira. Elas estão conversando.

Novidades

Raquel Franzim, co-coordenadora do Escolas Transformadoras, compartilhou com o grupo o conteúdo e a data de lançamento da próxima publicação do programa, que abordará o tema criatividade e educação. A obra, que será lançada em maio deste ano, faz parte de uma série de publicações sobre habilidades que podem e devem ser trabalhadas e aprendidas na escola. Em 2016, foi publicado o primeiro material da série, A importância da empatia na educação. No ano seguinte, em 2017, na CONANE nacional em Brasília (DF), aconteceu o lançamento da obra Protagonismo – A potência de ação da comunidade escolar. Essas e outras publicações do programa estão disponíveis gratuitamente na aba Materiais do site.

“Mais do que uma coleção de publicações, essa é uma coleção de encontros”, comentou Flavio Bassi, co-coordenador do Escolas Transformadoras. Isso porque todos os materiais dessa série são frutos de diálogos e rodas de conversas realizados anteriormente pelo programa. Essas conversas são pontos de partida para cada publicação, feitas para construir coletivamente um entendimento sobre a importância dessas competências nas escolas e nos demais espaços de convivência. A roda de conversa sobre criatividade foi realizada em São Paulo (SP) em agosto de 2018 e será divulgada em breve, junto à publicação sobre o tema. Aguardem novidades!

No álbum abaixo, confira outras imagens com os principais momentos do encontro de 2019 da comunidade ativadora do Escolas Transformadoras: