E.M. Profª. Acliméa de Oliveira Nascimento (RJ)

E.M. Profª. Acliméa de Oliveira Nascimento (RJ)

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A escola é a sociedade. A escola é a comunidade. É da comunidade e para a comunidade. Para que existe uma escola se ela não tem essa função?”

Luciana Pires
Diretora

A Escola Municipal Professora Acliméa de Oliveira Nascimento é uma escola pública localizada no município de Teresópolis (RJ), no bairro de São Pedro, dentro do Complexo do Tiro da Guerra, região de alta vulnerabilidade social e a mais populosa do município, sendo composta de diversas comunidades e poucos equipamentos públicos.

A escola é de ensino fundamental I, do 1º ao 5º ano, e atende, atualmente, 250 crianças, oriundas predominantemente de famílias das classes D e E. Em função do contexto social, a instituição tem como foco a educação integral das crianças e de suas famílias, além de um olhar intersetorial, envolvendo profissionais e parceiros da área da saúde, assistência social, entre outros.

Desde sua criação, em 2009, a escola funciona em período integral, no qual os alunos permanecem oito horas diárias. A proposta pedagógica é pautada nos Projetos de Trabalho, tendo como referência teórica Fernando Hernandes e Léa Fagundes, e sua missão é garantir a aprendizagem de qualidade para todos os alunos, por meio de uma metodologia pautada em projetos de trabalho, que promova a formação reflexiva, crítica e autônoma do estudante.

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1. Por que Escola Acliméa é uma Escola Transformadora?

Desde o início, a Escola Municipal Professora Acliméa de Oliveira Nascimento se propôs ao desafio de funcionar em período integral e de forma não fragmentada, promovendo um diálogo entre as oficinas de múltiplas linguagens e o currículo oficial. As atividades ocorrem em dois turnos: no matutino, os alunos estudam os conteúdos das diretrizes curriculares de cada ano; no vespertino, participam das oficinas.

O processo de inclusão de alunos com dificuldades específicas acontece de forma consciente e responsável. A partir de um mapeamento dos estudantes, a escola identifica as necessidades individuais e oferece suporte especial. Atualmente, a escola tem 35 crianças nesta categoria, que recebem cuidados diferenciados, seja em relação à saúde ou às dificuldades de aprendizagem. Há também alunos com deficiência física e intelectual que são acompanhados por profissionais dentro e fora da sala de aula. Tais estudantes convivem no coletivo da escola e são motivados a aprender dentro de suas possibilidades. A eles é exigido bom desempenho acadêmico e disposição constante para os processos de aprendizagem, em detrimento de um olhar assistencialista. Como consequência, esses alunos demonstram motivação e maior consciência do próprio desenvolvimento.

Em relação às avaliações, além das realizadas nos moldes das provas oficiais, a equipe docente faz outra em paralelo, a chamada planilha Eixos Estruturantes dos Direitos de Aprendizagem, que compreende as expectativas de aprendizagem que fornecem elementos para poder pensar sobre o aluno a cada trimestre. Como desafio para os próximos anos, a escola pensa em investir no formato das salas multisseriadas. Para isso, estabeleceu como meta intermediária mesclar turmas do mesmo ano em cada oficina, garantindo, assim, uma diversidade maior do que no modelo atual.

A gestão da escola é resultado de um trabalho coletivo entre professores, pais, alunos e parceiros externos. O professor tem voz e é peça fundamental na construção do projeto pedagógico. Pais e mães são envolvidos na educação dos filhos por meio do Conselho de Pais e também por meio de reuniões, palestras e acompanhamentos específicos.

A Acliméa de Oliveira Nascimento expressa um forte trabalho com a comunidade, atuando muito além de suas paredes. Como muitas famílias vivem em situação de vulnerabilidade, a escola assume os cuidados com crianças em situações críticas e faz um trabalho de acolhimento e transformação da família. Atualmente, a escola é referência dentro do ecossistema da rede, sendo considerada um centro de formação de bons educadores. A qualidade da equipe docente expressa-se também nos diversos prêmios concedidos pela Secretaria Municipal de Educação de Teresópolis à escola, como o prêmio Fazer-se Professor.

2. As práticas e as competências transformadoras

Ao trabalhar por projetos, a escola não possui um currículo pré-determinado. Os alunos, em conjunto com a equipe de professores, definem o que querem aprender de acordo com suas necessidades e interesses, e, a partir do tema escolhido, os educadores trabalham os conteúdos e expectativas de aprendizagem referentes a cada ano letivo.

A escolha dos temas de cada projeto é feita de diferentes formas. Em uma das turmas, por exemplo, cada tema foi escolhido individualmente e depois debatido coletivamente por meio de uma eleição com defesa argumentativa. O fato de o currículo ser aberto exige criatividade, curiosidade e pesquisa por parte dos alunos e professores, transformando a escola em um espaço de aprendizagem para todos.

“Como trabalhamos com o foco de interesse dos alunos, estudamos o que eles estão interessados em aprender, e não apenas aquilo que nós, professores, queremos ensinar. Desse modo, a construção do conhecimento se dá com mais facilidade e, embora nos obrigue a sair da zona de conforto, conseguimos resultados surpreendentes com nossos alunos”, diz a professora Graziela Machado.

A partir do tema selecionado pela turma, o professor começa seu trabalho de pesquisa junto com os alunos. Como cada grupo identifica um tema mais significativo, resulta, assim, uma variedade enorme de eixos temáticos e de projetos de trabalho. Depois que o tema é selecionado, o professor levanta questões e curiosidades que os alunos têm sobre o assunto. Eles são estimulados a pesquisar em casa, perguntar para a família e trocar impressões. Todo o processo vai sendo registrado em sala de aula e nos lugares comuns da escola, para que as informações coletadas sejam reconhecidas e consolidadas. Dessa forma, o conhecimento é sistematizado e divulgado, para que a aprendizagem se dê de forma democrática.

Essa metodologia favorece muito a autonomia da criança e a reflexão crítica. Os alunos são convidados a pensar no objeto de estudo e, assim, tornam-se pesquisadores, uma vez que percorrem todas as etapas de um processo de pesquisa. Além disso, cada aluno utiliza um caderno para registro pessoal – chamado de portfólio –, no qual exercita a própria autoria em relação ao assunto estudado.

A proposta metodológica foi pensada pela equipe como uma estratégia para integrar duas propostas: o currículo oficial e as oficinas extracurriculares. Nas oficinas, a escola utiliza como estratégia o recurso do ‘emocionômetro’, assistido por uma psicomotricista que acompanha o desenvolvimento pedagógico e emocional dos alunos. Nesses momentos, as habilidades socioemocionais são trabalhadas de forma direta. Os alunos são convidados a conversar sobre suas emoções e a estabelecer uma relação que represente o seu estado emocional no dia. Dessa forma, a escola exercita o acolhimento e fortalece a capacidade de autoconhecimento do aluno, elevando sua autoestima e autoconfiança e, finalmente, fazendo-o ter consciência de si e do outro.

Confira as fotos da Escola Acliméa:

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