Colégio Equipe (SP)

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O Equipe deixa que a gente arrisque, proponha novas ideias, métodos. Sempre tive muita liberdade e, ao mesmo tempo, apoio e acompanhamento.”

Luana Almeida
Professora

O Colégio Equipe teve início no final de 1968, atuando inicialmente como curso preparatório para o vestibular. Era formado por professores que haviam saído do Cursinho do Grêmio da Filosofia da USP. Desse núcleo, formou-se, em 1972, o Colégio Equipe, que, três anos mais tarde, ampliou sua atuação incorporando as séries do antigo ginásio (5ª à 8ª). Em 1994, passou a trabalhar também com alunos da educação infantil e do ensino fundamental I (1ª à 4ª série). Hoje o colégio também oferece ensino médio, etapa final da educação básica.

Espaço privilegiado de ensino e resistência democrática nos anos de autoritarismo, o Colégio Equipe foi uma referência importante no processo de abertura política do país, através de seus posicionamentos e, principalmente, de seu trabalho educacional fundamentado no pensamento crítico e participativo de alunos e professores.

Parte da equipe de professores do núcleo inicial continua hoje na direção pedagógica da escola e em sala de aula, incorporando os novos educadores no método de ensino-aprendizagem do colégio.

Clique nas abas azuis para ler mais.

1. Por que o Colégio Equipe é uma Escola Transformadora?

O Colégio Equipe entende a educação como um processo intencional, diretivo e coletivo. Coerente com essa visão, a escola adota um currículo voltado à formação de um estudante autônomo, criativo e capaz de participar de uma sociedade democrática e plural.

As escolhas curriculares baseiam-se em conteúdos determinados pelas equipes pedagógicas, que consideram as aprendizagens, as experiências e saberes dos alunos. As perguntas norteadoras que guiam os projetos a serem desenvolvidos são construídas ao longo do processo de ensino-aprendizagem, a partir das propostas dos educadores e da participação dos alunos.

Espaço aberto para o exercício da liberdade, o Equipe tem um posicionamento inovador desde sua fundação, o que fez da escola um verdadeiro polo de resistência cultural, palco de shows e exposições de artistas que, na época, eram proibidos de se apresentarem em outros lugares.

Ainda hoje, a escola mantém essa veia inovadora e forma seus alunos para que eles possam pensar o mundo criticamente. A formação segue uma linha que valoriza não apenas o lado intelectual, mas também as questões socioafetivas de cada um. O colégio também tem um braço de educação, cultura e cidadania, representado pelo Instituto Equipe, que oferece aos alunos a oportunidade da interação com realidades e contextos sociais diversos.

Para muitos ex-alunos, o grande aprendizado que a escola deixa é a capacidade de olhar para o mundo de forma crítica, imaginando outras possibilidades de vida em sociedade. Os ‘equipanos’ (como são chamados aqueles que participam das atividades da escola) são muito orgulhosos de sua comunidade e têm um sentimento de cumplicidade muito grande entre si.

Para avaliar o próprio trabalho, o Colégio Equipe realiza reuniões com ex-alunos que estiveram ali anos ou décadas atrás. São momentos de escuta e de aprendizagem, que permitem rever as práticas escolares.

2. As práticas e as competências transformadoras

O Colégio Equipe define sua maneira de trabalhar como Metodologia Problematizadora de Ensino, em que o aluno apropria-se dos recursos de aprendizagem e tem seus interesses considerados no momento das escolhas curriculares.

O ambiente da escola mostra-se inteiramente favorável ao desenvolvimento das competências transformadoras (empatia, protagonismo, criatividade e trabalho em equipe). Alunos e funcionários têm um sentimento de pertencimento comunitário muito claro, que favorece o surgimento da colaboração e a sensação de crescimento coletivo. Essa vida em comunidade contribui para o reconhecimento sensível do outro, mas também oportuniza um exercício de autoconhecimento relevante.

O ensino democrático também está na raiz do Colégio Equipe. Os alunos se envolvem ativamente na rotina da escola e, assim, apropriam-se do espaço e das atividades desenvolvidas. Eles são convocados a participar da organização do recreio e têm diferentes funções nesse momento, além de serem ativos nas reuniões semanais do Conselho de Representantes de Classe. O trabalho colaborativo é desenvolvido no ensino médio por meio de um grêmio com autogestão, do qual todos os alunos são convidados a participar. Nas reuniões, eles discutem questões cotidianas da escola, assim como notícias do Brasil e do mundo.

Como se pode perceber, em todas as suas vivências, o Colégio Equipe incentiva a liberdade, a autonomia e o protagonismo do aluno. Todos os problemas detectados pelos estudantes e professores são trabalhados a partir do despertar crítico do aluno, que é estimulado a imaginar e a criar soluções inovadoras para as situações com as quais se depara, seja em sala de aula ou fora dela.

Como desencadeamento dessa dinâmica escolar, foi fundado o Instituto Equipe, iniciado pela demanda de alunos que buscavam expandir a vivência comunitária para além do espaço escolar. Os estudantes, então, passaram a criar e a executar projetos sociais, motivados pela compreensão e troca com realidades diversas. Nesse sentido, o Instituto surge como um exemplo muito claro do exercício do protagonismo social, visto que oportuniza a vivência direta e comprometida com a comunidade e com os grandes problemas enfrentados no país (como a diferença social); da empatia, pelo reconhecimento sensível que o aluno tem de seu entorno; e da liderança compartilhada, visto que os próprios alunos participaram da criação do Instituto e de todos os processos e tomadas de decisão.

Muitos dos alunos que se formam no Colégio Equipe escolhem profissões diretamente ligadas a questões sociais, impulsionados por sentimentos fortes e genuínos de transformação.

Veja o vídeo sobre as práticas do Colégio Equipe:

Veja o álbum de fotos do Colégio Equipe:

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