• /Série ‘Corações e mentes’ estreia na plataforma Videocamp e no canal GNT
#série
Série ‘Corações e mentes’ estreia na plataforma Videocamp e no canal GNT

Nesta sexta-feira, dia 5 de outubro, estreia Corações e mentes, escolas que transformam, uma série que viaja os quatro cantos do Brasil em busca de escolas que protagonizam grandes transformações na educação. Um convite para surpreender-se com a simplicidade das soluções criadas. Que tal entendermos, afinal, o que é empatia? O que mobiliza trabalhar em equipe e, como fomentar o protagonismo? A criatividade pode ser uma ferramenta essencial para a solução dos inúmeros desafios da atualidade?

Dirigida por Cacau Rhoden, de “Nunca me Sonharam” e “Tarja Branca”, a produção propõe exibir ações de escolas de São Paulo, Paraná, Bahia, Pernambuco, Ceará e Amazonas. Em comum, elas repensam seus processos de ensino e aprendizagem e percebem a escola como um espaço de potência para a transformação social.

No mês dos professores e professoras, todas as sextas-feiras de outubro, um novo capítulo de Corações e mentes estará na íntegra no Videocamp – plataforma online que disponibiliza produções de cinema que buscam impacto e transformação –, e será exibido no canal GNT, às 23h59.

Veja abaixo mais informações sobre cada episódio:

Episódio 1: O Universo dos Outros
Disponível para exibição no Videocamp a partir de 05.10 | Assista no canal GNT, no dia 05.10, às 23h59O século XXI trouxe inúmeros avanços tecnológicos e milhões de pessoas se conectam em rede. Fronteiras geográficas desaparecem e tudo acontece ao mesmo tempo. Mas há um outro tipo de fronteira, que ainda precisa ser superada: a intolerância, a dificuldade de se respeitar e compreender a alteridade. A empatia é um valor e uma ferramenta essencial nesse cenário, auxiliando pessoas a assumirem diferentes perspectivas frente aos desafios dessa nova realidade. Um mundo de sujeitos realmente transformadores pressupõem que a empatia seja o princípio mediador de todas as nossas relações. Isso começa na escola.Episódio 2: Eu, Você e o Mundo Todo
Disponível para exibição no Videocamp a partir do dia 12.10 | Assista no canal GNT, no dia 12.10,às 23h59

Qual o valor de se trabalhar em equipe? E o que levam para suas vidas estudantes, educadores e famílias que exercitam a capacidade de trabalhar em parceria, com a diferença? O trabalho em equipe ou a formação de agrupamentos heterogêneos é compreendida como uma inovadora e criativa ferramenta na resolução de conflitos e no alcance de resultados compartilhados. Ser capaz de liderar de forma colaborativa, assumindo diferentes papéis nos processos de aprendizagem, é um elemento fundamental para o exercício da cidadania.

Episódio 3: A Invenção Nossa de Cada Dia
Disponível para exibição no Videocamp a partir do dia 19.10 | Assista no canal GNT, no dia 19.10 às 23h59

Encontrar novos jeitos de ser, ocupar o mundo e resolver problemas complexos. A criatividade é uma competência que pode ser aprendida e cultivada nas escolas; compreende inúmeras linguagens humanas, não apenas as artísticas. Como as escolas têm fortalecido os processos de autoria individual e coletiva de cada estudante, educador e família? De que forma a criatividade transborda um fim e se torna um meio de realizar uma permanente reinvenção do fazer escolar?

Episódio 4: A Voz e a Vez
Disponível para exibição no Videocamp a partir do dia 26.10 | Assista no canal GNT, no dia 26.10 às 23h59

A capacidade de criar, articular, mobilizar e agir coletivamente resulta na tentativa de resolver problemas que afetam a cada um e a todos. Cultivar o protagonismo na educação formal é reconhecer a enorme potência e poder transformador que habita em cada estudante, educador, gestor e família. Para isso, o episódio discorre sobre a importância de estimular o desenvolvimento do pensamento crítico, o despertar da sensibilidade e o engajamento em tomadas de decisão. E mostra como a ação dos estudantes não se restringe à participação ativa no currículo, mas ultrapassa os muros da escola, ocupa as ruas, problematiza os paradigmas sociais vigentes e propõe formas de resolver novos e velhos problemas.

Corações e mentes, escolas que transformam é uma produção da Maria Farinha Filmes, iniciativa do Instituto Alana, Ashoka e Itaú Social e apoio da Gávea investimento e Mercur.