• /Dendê da Serra faz lançamento do novo livro do Escolas Transformadoras
Dendê da Serra faz lançamento do novo livro do Escolas Transformadoras

Livro do Escolas Transformadoras foi apresentado nesta semana em evento da Escola Dendê da Serra; ao longo deste semestre, a publicação será lançada, regionalmente, em outros estados do país

Fotos: Assessoria de Comunicação da UESC

“O ser e o agir transformador – para mudar a conversa sobre educação”, o novo livro do programa Escolas Transformadoras, foi lançado na última quarta-feira, dia 13, em um evento da Escola Rural Dendê da Serra, realizado em Ilhéus, na Bahia.

O lançamento ocorreu na UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz) e contou com uma apresentação de alunos da Dendê e também com uma roda de conversa com a participação de Alessandro Fernandes de Santana, Pró-Reitor de extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz; Dra. Luciana Leitão, Vice-diretora do Departamento de Educação; Antonio Lovato, coordenador do programa Escolas Transformadoras; Sonia Ribeiro, líder da Escola Comunitária Luiza Mahin; e Silvia Reichmann, professora e diretora da Escola Dendê da Serra.

O livro narra as experiências das 15 primeiras escolas reconhecidas pelo programa no Brasil, para disseminar os motivos pelos quais elas são consideradas transformadoras e como trabalharam para se tornarem referências em educação. Baixe o livro gratuitamente aqui.

No evento, o Pró-Reitor Alessandro Fernandes expôs seu reconhecimento à atuação da Dendê da Serra, que, há 16 anos, desenvolve um trabalho na região de Serra Grande na Bahia, propiciando a convivência de crianças de diferentes origens sociais. Para ele, uma escola transformadora é aquela que respeita as diferenças. “A educação vai muito além de conteúdo. Ela tem que ser completa, humanizada, formadora de cidadãos íntegros e felizes”, disse. “Também tem um papel fundamental desde que seja encarada como formadora de valores, respeitando diferenças e diversidades.”

Ao longo do segundo semestre, o livro será lançado, regionalmente, nos estados de algumas das escolas participantes do programa, como Paraná, Ceará, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.

As 15 escolas participantes da publicação são: Colégio Viver, Colégio Equipe e Centro de Educação de Jovens e Adultos (Cieja) e EMEF Amorim Lima de SP; EM Prof. Paulo Freire e EM Anne Frank, de MG; Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa e Escola Vila, do CE; Escola Rural Dendê da Serra e Escola Comunitária Luiza Mahin, da BA; SERTA – Serviço de Tecnologia Alternativa (PE); Instituto Federal do Paraná Campus Jacarezinho (PR); Escola Amigos do Verde (RS); EMEF Acliméa Nascimento (RJ) e Escola Vila Verde, em Alto do Paraíso (GO).

Confira as fotos do lançamento em Ilhéus: