Dendê da Serra faz lançamento do novo livro do Escolas Transformadoras
Livro do Escolas Transformadoras foi apresentado nesta semana em evento da Escola Dendê da Serra; ao longo deste semestre, a publicação será lançada, regionalmente, em outros estados do país
Fotos: Assessoria de Comunicação da UESC
“O ser e o agir transformador – para mudar a conversa sobre educação”, o novo livro do programa Escolas Transformadoras, foi lançado na última quarta-feira, dia 13, em um evento da Escola Rural Dendê da Serra, realizado em Ilhéus, na Bahia.
O lançamento ocorreu na UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz) e contou com uma apresentação de alunos da Dendê e também com uma roda de conversa com a participação de Alessandro Fernandes de Santana, Pró-Reitor de extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz; Dra. Luciana Leitão, Vice-diretora do Departamento de Educação; Antonio Lovato, coordenador do programa Escolas Transformadoras; Sonia Ribeiro, líder da Escola Comunitária Luiza Mahin; e Silvia Reichmann, professora e diretora da Escola Dendê da Serra.
O livro narra as experiências das 15 primeiras escolas reconhecidas pelo programa no Brasil, para disseminar os motivos pelos quais elas são consideradas transformadoras e como trabalharam para se tornarem referências em educação. Baixe o livro gratuitamente aqui.
No evento, o Pró-Reitor Alessandro Fernandes expôs seu reconhecimento à atuação da Dendê da Serra, que, há 16 anos, desenvolve um trabalho na região de Serra Grande na Bahia, propiciando a convivência de crianças de diferentes origens sociais. Para ele, uma escola transformadora é aquela que respeita as diferenças. “A educação vai muito além de conteúdo. Ela tem que ser completa, humanizada, formadora de cidadãos íntegros e felizes”, disse. “Também tem um papel fundamental desde que seja encarada como formadora de valores, respeitando diferenças e diversidades.”
Ao longo do segundo semestre, o livro será lançado, regionalmente, nos estados de algumas das escolas participantes do programa, como Paraná, Ceará, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.
As 15 escolas participantes da publicação são: Colégio Viver, Colégio Equipe e Centro de Educação de Jovens e Adultos (Cieja) e EMEF Amorim Lima de SP; EM Prof. Paulo Freire e EM Anne Frank, de MG; Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa e Escola Vila, do CE; Escola Rural Dendê da Serra e Escola Comunitária Luiza Mahin, da BA; SERTA – Serviço de Tecnologia Alternativa (PE); Instituto Federal do Paraná Campus Jacarezinho (PR); Escola Amigos do Verde (RS); EMEF Acliméa Nascimento (RJ) e Escola Vila Verde, em Alto do Paraíso (GO).
Confira as fotos do lançamento em Ilhéus: