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Escolas Transformadoras: 3 novas escolas brasileiras são reconhecidas pelo programa

Escolas Transformadoras: 3 novas escolas brasileiras são reconhecidas pelo programa

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Projetos educacionais de instituições de Goiás, São Paulo e Amazonas estimulam competências transformadoras em seus alunos e estão comprometidos em mudar a conversa sobre educação no país

Três escolas empenhadas em colocar a educação do país em um trilho diferente e inclusivo foram reconhecidas pelo programa Escolas Transformadoras, iniciativa global da Ashoka, correalizada no Brasil com o Instituto Alana. Foram elas: a Escola Pluricultural Odé Kayodê, da Cidade de Goiás (GO); o Projeto Âncora, de Cotia (SP); e o Centro Municipal de Educação Infantil Hermann Gmeiner, de Manaus (AM).

As três instituições agora integram uma comunidade de 21 escolas espalhadas por todo o país, mobilizadas em projetos de transformação social. Junto à essa comunidade, vamos continuar espalhando a nossa mensagem para toda a sociedade, e ajudar a transformar a conversa que se tem sobre educação no país.

Conheça as novas escolas! 

CMEI Hermann Gmeiner (Manaus)Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Hermann Gmeiner é uma escola pública da cidade de Manaus (AM) que fica localizada em terreno amplo e arborizado da ONG Aldeias Infantis SOS de Manaus, alugado pela Prefeitura Municipal, junto a outras duas escolas com as quais divide alguns espaços. A escola está situada em área periférica da cidade, atendendo crianças de nove bairros da região, a maioria oriunda de famílias de baixa renda, além de outras da própria ONG.

Com o apoio do Coletivo Escola Família Amazonas (CEFA), movimento da sociedade civil engajado na luta por uma educação pública de qualidade, a escola iniciou em 2016 um processo de transformação em seu projeto político-pedagógico, afastando-se do ensino tradicional. Antes, a escola usava muito pouco seus espaços amplos e bosques, e o processo de alfabetização iniciava-se muito cedo, por meio do uso de sistemas apostilados. Após muita reflexão sobre o currículo da escola, tais materiais deixaram de ser utilizados, pois percebeu-se o excessivo direcionamento das atividades para as crianças e educadores com pouca liberdade de trabalho. Hoje, as propostas pedagógicas são desenvolvidas pelos próprios educadores da escola, norteadas por um documento construído por especialistas e pela Secretaria Municipal de Educação. Com a nova diretriz, há uma grande troca de saberes, resultados e referências entre os educadores, coordenadores e com a diretoria, que desafiam-se a criar “um novo formato de educação infantil”. Clique aqui e saiba mais sobre a escola.

Escola Pluricultural Odé Kayodê - Vila Esperança (Cidade de Goiás)A Escola Pluricultural Odé Kayodê é uma escola da cidade de Goiás (GO) que ocupa um local em meio a árvores, esculturas, referências religiosas afro-brasileiras e símbolos indígenas. Espaço de resistência e valorização dessas culturas, a instituição aposta na formação multicultural de seus alunos, e os encaminha para que sejam capazes de reconhecer suas heranças ancestrais e culturais, capacitando-os para serem livres, expressivos, felizes e atuantes, verdadeiros agentes da transformação do território onde moram.

A concepção de educação que prevalece na escola é a de que a aprendizagem não se dá fora de um contexto real da sociedade. Busca-se educar não para que os indivíduos se adaptem à realidade, mas para que nela atuem politicamente, provocando grandes transformações sociais. O conhecimento, para a escola, não é algo dado, tampouco transmitido, mas sim uma busca, uma constante construção. O nome da escola diz muito do que ela acredita para seus educandos, professores e comunidade: na língua iorubá, “Odé” significa caçador – não caçador de animais, mas caçador de si mesmo – e “kayodê”, alegria. A escola apresenta-se, então, como uma “caçadora de alegria”, pressuposto filosófico que sustenta sua concepção e prática pedagógica. Clique aqui e saiba mais sobre a escola.

Escola Projeto Âncora (São Paulo)Já a Escola Projeto Âncora foi criada em 1995 por um casal que, ao se aposentar, realizou o antigo sonho de se dedicar à área social. O espaço era, inicialmente, uma associação civil de desenvolvimento social que tinha o desafio de melhorar a realidade de crianças e de adolescentes de baixa renda do município de Cotia, na região metropolitana de São Paulo, e da região. Em 2012, o espaço deu um importante passo ao decidir ampliar sua atuação e tornar-se uma escola formal, com a ajuda do professor José Pacheco, fundador da Escola da Ponte, em Portugal. A Escola Projeto Âncora oferece hoje todos os segmentos da educação básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Sempre centrada no desenvolvimento da autonomia de todos os atores envolvidos na comunidade escolar, a aprendizagem se dá na relação entre crianças, jovens e professores, de forma que cada um possui uma trajetória singular, com tempos próprios para aprender e se desenvolver. Há na escola o ideal de aprender sem paredes, no convívio sincero entre todos. Não há relação hierárquica entre educador e estudante e o aprender se faz junto, na troca de experiências, ideias, gostos e sonhos. “Acreditamos que é na prática e pela prática que se dá a (trans)formação, refletindo constantemente sobre o papel da escola na vida de cada indivíduo e na reconfiguração de uma nova sociedade”, diz a cofundadora da escola, Regina Steurer. Clique aqui e saiba mais sobre a escola.

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