• /IFPR Jacarezinho participa de Encontro Internacional da Rede Pública
IFPR Jacarezinho participa de Encontro Internacional da Rede Pública

Instituto Federal do Paraná representará o programa Escolas Transformadoras do Brasil no evento, que acontecerá dias 16 e 17 na Universidade Federal do ABC (UFABC)

O Instituto Federal do Paraná – Campus Jacarezinho, integrante do Programa Escolas Transformadoras, divulgará a pesquisa ‘Escola itinerante e escola pública: diálogos por uma educação libertadora’ na programação do I Encontro Internacional da Rede Escola Pública e Universidade. O encontro irá dialogar sobre as reformas de ensino e movimentos de resistência no Brasil e América Latina. O Instituto representará o Programa Escolas Transformadoras no evento marcado para os dias 16 e 17 de maio, na Universidade Federal do ABC – Campus Santo André.

O encontro irá abordar as políticas públicas para a Educação e os movimentos de resistência frente às reformas educacionais mais recentes. O IFPR Jacarezinho apresentará, por meio do Profº Carlos Henrique da Silva e da estudante Meline Lopes Pinheiro, uma pesquisa que mostra que as escolas itinerantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), como a escola Valmir Mota de Oliveira, em Jacarezinho, onde a pesquisa está sendo desenvolvida, não apartam a formação política da profissional. Dados os altos índices de evasão escolar no ensino médio, a educação pública brasileira deveria se inspirar neste exemplo que compreende a dimensão social do estudante.

Também será mostrado o case do Instituto, reconhecido como uma Escola Transformadora por acreditar e fortalecer o protagonismo por meio de uma organização curricular pautada na escolha e autoria dos estudantes e em projetos de extensão em que os alunos se envolvem na transformação de suas comunidades. “O Instituto Federal do Paraná, irá representar as experiências e competências das Escolas Transformadoras no Brasil, sendo nossa voz nesse evento que visa a construir uma educação mais humana e democrática”, explica Raquel Franzim, assessora Pedagógica do Instituto Alana e co-coordenadora do Programa Escolas Transformadoras.

I Encontro Internacional da Rede Escola Pública e Universidade
Data: 16 e 17 de maio
Onde: Universidade Federal do ABC – Campus Santo André – Avenida dos Estados, 5001, Parque Central, Santo André – São Paulo

#PraCegoVer: imagem com fundo verde-água. Duas linhas de bolinhas na parte superior e na parte de baixo da imagem. Na textura delas é possível identificar a escrita