Regina Cabral

Regina Cabral

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ONG Formação (Fellow Ashoka)

Regina Cabral é Doutora em Educação pela USP em 2013. Doutorado Sanduíche pela USP/Universidade de Sevilla em 2012. Possui graduação pela Universidade Federal do Maranhão em 1988.

Curso em Educação Popular e Alfabetização de Adultos, pelo CEAAL, Crefal, Pátzcuaro, México (1989); Especialização em Alfabetização, pela Universidade Federal do Maranhão (1994); Mestrado em Educação, pela Universidade Federal do Maranhão (1999); Curso de Formação em Liderança e Desenvolvimento Social para América Latina e Caribe, pela Universidade Federal de Pernambuco (2003); Curso sobre Liderança Social pela Academic and Professional Programs for the Americas – LASPAU, Boston, EUA (2006); Pós-Graduação em Economia Social e Desenvolvimento Local, pela Universidad General Sarmiento – AR (2007). Ministrou disciplinas (Sociologia, Filosofia, História e Estrutura da Educação, Metodologias, Pesquisa Científica) em cursos de graduação da UFPI, UEMA e CEFET/IFMA . Articulou e coordenou a RAAAB – Rede de Apoio à Ação Alfabetizadora no Brasil e o Fórum Estadual em Defesa da Educação Pública no Maranhão (1989-1994). Trabalhou na Secretaria de Educação de São Luis como coordenadora de ensino e secretária adjunta de educação (1996-1997). Foi Consultora do Ministério da Educação/PNUD, para articulação de secretarias de educação de municípios e estados brasileiros para garantia da formação continuada dos professores (1999-2001). É cofundadora e dirigente do Instituto Formação desde 1999. Temas de pesquisa: história da luta pela educação pública no Brasil (HISTEDBR – UFMA/ UNICAMP), gestão de projetos educativos em sistemas municipais de educação; alfabetização de jovens e adultos, juventude e políticas públicas, educação profissional na perspectiva do desenvolvimento local sustentável (Instituto Formação).

Concebeu e coordenou o Conjunto Integrado de Projetos (CIP Jovem Cidadão) integrando desenvolvimento cultural, social e econômico (desde 2003 a 2008). Concebeu e orientou a implantação do projeto educativo de Centros de Ensino Médio e Educação Profissional (CEMP) – considerados pontos de desenvolvimento de território (desde 2004) e o projeto EJA Profissionalizante (2004-2008). Assessorou a implementação de experiências de formação profissional de jovens articulando esse processo formativo com a prática social nas comunidades onde vivem. Coordenou equipe de sistematização do Plano de Educação da Cidade de São Paulo (2010). Elaborou versão inicial do relatório sobre o processo de construção do Plano de Educação da Cidade de São Paulo (2011), pela Ação Educativa. Coordenou a elaboração final do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Território Rural Campos e Lagos (2012). Elaborou materiais didáticos para formação continuada de jovens e adultos considerando as dimensões da formação política, cultural e profissional (de 1990 a 2003).

É Fellow da Ashoka (desde 2010) e integrante da Kelloggs Fellows Leadership Alliance (desde 2012). É fundadora e Presidente do Instituto Maranhão Amazônia de Ensino Superior (IMAES) e da Formação Faculdade Integrada (FFI). Em seus blogs divulga algumas de suas ideias e opiniões.

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