Ana Olmos

Psicoterapeuta de crianças e adolescentes

Ana Olmos é psicoterapeuta de crianças, adolescentes e famílias. Iniciou sua vida voltada à educação como voluntária, em contato com Paulo Freire, patrono da educação brasileira, e, depois, como Secretário de Educação. No início da década de 80, integrou a Escola Cooperativa Irun Curumin, criada com a missão de atender crianças que não se adaptavam às escolas tradicionais.  Especializou-se em Psicanálise dos Vínculos Familiares e Grupos Terapêuticos com crianças e adolescentes na AAPPG (Asociación Argentina de Psicoterapia y Psicología de Grupos), fundada em 1954 por Pichon Rivière, criador do primeiro serviço especializado de saúde mental para crianças e adolescentes na Argentina. Seu mestrado e a pesquisa do doutorado, ambos na USP, focam nos fatores ambientais que participam da produção da subjetividade na criança. É conselheira do programa Criança e Consumo do Alana.