#debates
Sementes de Transformação 2016

Sementes de Transformação 2016

Compartilhe

O programa de empreendedorismo e inovação social destinado a jovens de Ensino Médio inaugura suas atividades com evento gratuito na Unibes Cultural.

Veja matéria original aqui

Idealizado pela rede Atados – Juntando Gente Boa e o movimento Quem se Importa, o Sementes de Transformação – programa que estimula o engajamento de jovens em ações de empreendedorismo e inovação social por meio do trabalho voluntário – dá início às suas atividades deste ano no dia 16 de fevereiro, terça-feira, às 19h, na Unibes Cultural.

O evento de lançamento, gratuito e destinado à alunos, pais, escolas, ONGs e empreendedores sociais, traz à pauta vários aspectos do engajamento social e a juventude em 9 palestras em estilo TEDx, com duração de 10 min cada. Os convidados explanarão suas experiências em temas relacionados ao programa como por exemplo: ‘O papel das escolas no empoderamento dos jovens’, ‘A Educação Transformadora’, ‘O poder do lúdico no engajamento social para jovens’ entre outros.

Seguindo a lógica do programa que desperta o protagonismo em jovens para a transformação social, o evento terá como mestres de cerimônia jovens entre 15 e 18 anos que participaram da vivência imersiva em inovação social Lab de Transformação – Acampamento NR 2015 – o primeiro acampamento de empreendedorismo social para jovens de Ensino Médio no Brasil. Antes das palestras, cada jovem fará um breve depoimento sobre o impacto do programa em suas vidas e seu engajamento atual com relação a causas sociais.

Programação Completa de Palestras:

· O papel das escolas no empoderamento dos jovens – Flávio Bassi (Ashoka);
· A Educação Transformadora – André Gravatá (Coletivo Educ-ação / Livro: Volta ao Mundo em 13 Escolas);
· A relação do trabalho do futuro com a felicidade – Wellington Nogueira (Doutores da Alegria)
· O poder do lúdico no engajamento social para jovens – Kito Vivolo (Acampamento NR);
· Protagonismo dos jovens – Marcos Nisti (Instituto Alana);
· Impacto e engajamento social – Daniel Morais (Atados – Juntando Gente Boa);
· O Papel dos jovens no futuro – Gil Giardelli (Web Ativista);
· Sementes de Transformação – Mara Mourão (Documentário Quem se importa?);
· Sementes de Transformação – Nina Faria (Atados – Juntando Gente Boa).
A celebração ainda terá um coquetel e, antes do início das atividades abertas ao público, haverá uma atividade surpresa e exclusiva para jovens que acontecerá, às 19h30.


Sementes de Transformação

Criado em 2015, é um programa para inspirar jovens de todo Brasil a serem agentes de transformação da sociedade, desenvolvendo a capacidade crítica e resolução de desafios, entendimento mais profundo sobre a realidade e os problemas que os cercam, por meio de um programa de ensino de empreendedorismo e inovação social, atuação voluntária e engajamento em ações sociais práticas. Entre as atividades estão Cursos, Oficinas e o Acampamento Lab de Transformação. O programa educacional, que pretende tornar-se política pública, implementando a metodologia em escolas públicas e privadas de ensino médio, nasceu da percepção do potencial transformador dos jovens e da necessidade de empoderamento dos mesmos para que sejam agentes catalisadores de mudanças. Idealizado para suprir a falta de modelos educacionais, cursos e conteúdo que abordassem o empreendedorismo social, a atuação social e os modelos de voluntariado de maneira arrojada e atrativa, o programa tem como metas: formar mentores e educadores que possam disseminar a ideia; ser um modelo replicável e escalável e criar uma plataforma na web para democratizar o acesso e uso da metodologia.

Programação 2016
– 16 de fevereiro: Lançamento Sementes de Transformação 2016 na Unibes Cultural
– 25 a 29 de maio: Acampamento LAB de Transformação Social
Realizado pela primeira vez em 2015, o LAB de Transformação reuniu jovens do Ensino Médio em uma imersão em inovação social sediada no Acampamento NR. Foram cinco dias intensos com atividades que incluíram jogos colaborativos, meditação, palestras, oficinas mão na massa e mutirões. Nesta 2ª edição, que acontece durante o feriado de Corpus Christi – de 25 a 29 de maio – o acampamento pretende mais uma vez sensibilizar, de maneira divertida e inovadora, jovens para atuação em causas sociais.


Dias 04, 06, 18 e 19 de junho – Oficinas Sementes de Transformação

Nas oficinas, os alunos inscritos terão uma formação de empreendedorismo social partindo de uma contextualização social, passando por atividades de autoconhecimento, até chegar no desenvolvimento de um projeto social real e colocado em prática. Para fazer parte da atividade os alunos do nível médio deverão enviar vídeos e cartas de motivação que demonstrem o porquê será importante para cada um fazer parte do processo. Durante os dois finais de semana as oficinas contarão com a participação de mentores e experts no assunto que irão compartilhar suas experiências e auxiliar no projeto definido pelo aluno (ou grupo de alunos). Durante os o intervalo entre um fim de semana e outro os jovens desenvolverão seus projetos de forma prática. No final do processo, haverá uma bancada formada por possíveis financiadores, que elegerá três projetos para uma premiação e incubação. As vagas serão divididas entre 50% alunos de escola pública ou jovens engajados em ONGs e 50% para alunos de escola privada.


Cursos Sementes de Transformação (Sob demanda)

Os encontros semanais, contratados sob demanda por escolas, se dão no contra turno escolar, como meio de complementar a educação proposta pelo currículo. Nestes espaços os alunos têm a oportunidade de se aprofundar ainda mais no tema Empreendedorismo Social, através de autoconhecimento, debates, rodas de conversa, documentários, troca com experientes atuantes no assunto, até, finalmente, chegar na elaboração de um projeto a ser apresentado à diretoria. O projeto piloto foi realizado, com sucesso em 2015, na Escola Nossa Senhora das Graças, conhecida como Graçinha. Este ano as escolas participantes poderão inscrever seus alunos no edital da ONG Atados – Juntando gente Boa que pretende incubar projetos dos alunos. Duração: 2 a 6 meses com 1 encontro semanal de 2 horas. A escola pode solicitar um evento exclusivo para todo o ensino médio, ou apenas divulgar nosso próximo evento para os alunos.


Idealizadores

O programa Sementes de Transformação nasceu do encontro da Atados – Juntando Gente Boa — plataforma online e off-line que conecta cidadãos e organizações em uma rede de transformação social por meio do trabalho voluntário e projetos inovadores — e Mara Mourão, diretora do longa-metragem Quem se Importa — filmado em 7 países (Brasil, Peru, USA, Canadá, Tanzânia, Suíça e Alemanha) é um documentário sobre empreendedores sociais ao redor do mundo. Os personagens são pessoas que criaram organizações inovadoras capazes de causar um impacto social suficiente para que suas ideias possam ser transformadas em políticas públicas aplicadas. A narração é de Rodrigo Santoro e a produção de Mamo filmes e Grifa filmes. Entre os personagens estão Muhammad Yunus (Nobel Paz 2006), Bill Drayton e Mary Gordon estão entre os entrevistados.


Serviço
LANÇAMENTO Sementes de Transformação 2016
Data: 16 de fevereiro 2016
Local: Unibes Cultural
Horário: 20 h
Grátis
Inscrições via link: http://sementesdetransformacao.com.br/inscricao-lancamento/
Vagas: 250
Informações: nina@atados.com.br / 11-99686-6247

Foto: Flickr

Comentários

X