• /Bill Drayton: “O problema não são os jovens – somos nós”
#opinião
Bill Drayton: “O problema não são os jovens – somos nós”

“Mudar o paradigma da educação: necessário, urgente e possível”. Essa é a crença de Willian Drayton, fundador e diretor executivo da Ashoka, organização mundial, responsável pelo Programa Escolas Transformadoras.

A iniciativa, que já está presente em mais de 200 países, tem o objetivo de identificar, conectar e apoiar escolas com práticas inovadoras e fortalecer a visão de que todos podem transformar a realidade. No Brasil, o Programa Escolas Transformadoras é correalizado pelo Instituto Alana.

Em artigo recente, publicado pelo The Huffington Post, Willian Drayton comenta sobre a necessidade de enxergarmos o potencial transformador de cada jovem. Ele afirma: O problema não são os jovens – somos nós. Nós criamos uma atmosfera venenosa quando dizemos aos jovens ‘vocês não podem’. Eles podem – e eles devem!”.

Drayton cita experiências de Fellows Ashoka que trabalham com educação e que, em suas práticas, valorizam o protagonismo social de crianças e jovens, garantindo autonomia para que eles construam caminhos capazes de encontrar soluções criativas e inovadoras para os problemas de nosso tempo.

Neste ponto, ele traz uma provocação sobre o sistema educacional e a necessidade de repensá-lo, e cita o Programa Escolas Transformadoras, como uma iniciativa que proporciona espaço para reflexão e debate sobre o tipo de educação que queremos.

Leia o texto na íntegra.

Leia o original em inglês.