• /Ministério da Educação premia história em quadrinhos da Escola Anne Frank
#escolas
Ministério da Educação premia história em quadrinhos da Escola Anne Frank

Na última segunda-feira, dia 14, a Escola Municipal Anne Frank, do programa Escolas Transformadoras, foi eleita vencedora da 5ª edição do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, na categoria Educação, por meio do projeto História em Quadrinhos do Confisco.

A obra reflete sobre o bairro Confisco, em Belo Horizonte (MG), cuja história é de muitas lutas, dificuldades e conquistas. No entanto, embora esteja localizada em uma área de vulnerabilidade social, há muitos pontos positivos. Neste bairro, está situada a Escola Anne Frank.

O Prêmio, que visa promover projetos que ajudem a construir uma nova percepção de mundo, com direito à diversidade, à convivência pacífica e ao exercício da liberdade, é coordenado pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) junto ao Ministério da Educação e ao Ministério dos Direitos Humanos. Além disso, é patrocinado pela Fundação SM e conta com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Andréa Moreira

A ideia inicial do projeto foi da moradora Graça do Confisco, que sempre quis contar essa história

Trabalhando na Anne Frank há mais de 10 anos, o professor de história Moacir Fagundes de Freitas conta como o projeto ganhou forma. “Ao longo destes anos, vi que era necessário trabalhar com os estudantes a questão do pertencimento e da identidade. E assim, dentre muitas atividades, ações, oficinas, e, principalmente, com o envolvimento de todos, fomos concretizando esse projeto.”

A E.M. Anne Frank é autora de vários projetos de cunho social, cultural e educativo, que fazem toda a diferença no bairro Confisco e na região. Atende atualmente 797 estudantes do ensino fundamental e da EJA – Educação de Jovens e Adultos. Em 2017, a escola completa 26 anos de efetivo trabalho prestado à comunidade, procurando sempre manter uma parceria contínua em suas conquistas no campo social e constante diálogo para pensar a educação.

Confira a versão digital da História em Quadrinhos do Confisco na íntegra clicando aqui