• /Escolas Transformadoras lança o livro digital “Criatividade – mudar a educação, transformar o mundo”
#publicação

Nos últimos anos, a importância da criatividade no ambiente escolar tem sido pauta de discussão nas escolas e também está presente em documentos normativos como a Base Nacional Comum Curricular. O que se discute é a potência dessa habilidade na transformação de realidades desiguais e na reinvenção de novos caminhos frente aos desafios na educação e na sociedade. Para onde, afinal, a criatividade pode nos levar?

Acompanhando essa discussão, o programa Escolas Transformadoras apostou em criar um livro digital que pudesse abordar a questão com profundidade, contemplando temas como os processos criativos que acontecem dentro das escolas e os possíveis diálogos da criatividade com o poder público.

“Criatividade – mudar a educação, transformar o mundo” chegou ao mundo no dia 6 de junho, com um lançamento no CIEJA Campo Limpo, em São Paulo (SP),  e contou com transmissão ao vivo pelo Facebook e Instagram do programa. A publicação já está disponível para download gratuito. Acesse aqui e leia.

Fotografia mostra um grupo de pessoas juntas, uma ao lado da outra, sorrindo e abraçadas para a foto.

Muita gente ajudou a construir o evento! Na foto, estão a equipe do Escolas Transformadoras, da Gastronomia Periférica, educadores do CIEJA Campo Limpo e os convidados Priscila Dias e Diego Elias

No evento de lançamento, Diego Elias, diretor do CIEJA, e Priscila Dias, historiadora e professora, ambos autores de artigos da publicação, participaram de  um debate mediado por Flavio Bassi, co-coordenador do programa, sobre o tema do livro.

Na conversa, a historiadora Priscila Dias, comentou que a criatividade ajuda na elaboração de  uma nova realidade dentro da escola e no rompimento com o tradicional. “A criatividade é uma forma de resistir e re-existir dentro da realidade”. Já Diego Elias defendeu que a criatividade é um valor que nos auxilia na criação de outras maneiras de pensar a vida e a escola e no combate à desigualdade. “Assim é o processo criativo. Às vezes, a gente não pode pedir licença. Já tem que pegar, já tem que fazer. O seu corpo tem que falar.”

Para saber mais, assista no player abaixo ao vídeo do debate na íntegra: