• Home
  • /Notícias
  • /Escolas Transformadoras organiza encontro com educadores da Faculdade Sumaré
#notícia
Escolas Transformadoras organiza encontro com educadores da Faculdade Sumaré

Escolas Transformadoras organiza encontro com educadores da Faculdade Sumaré

Compartilhe

Reunião trouxe reflexões sobre como trabalhar uma educação transformadora com estudantes de pedagogia

Quais são os desafios de educar futuros professores? Como não deixar a rotina acadêmica massacrar a vontade de transformar a escola? Motivado por essas perguntas, o Escolas Transformadoras, no dia 26 de junho, se reuniu com educadores da Faculdade Sumaré para discutir essa temática e alimentar os frutos da parceria entre o programa e a faculdade. 

Os educadores e educadoras presentes no encontro revisaram coletivamente o Plano de Ensino da disciplina “PPI II – Escolas Transformadoras”, construindo apontamentos e considerações sobre o projeto na perspectiva de seu aprimoramento, além de levantarem a possibilidade de partilha dessa experiência com outras faculdades. 

Durante a reunião, foram exibidos pequenos trechos de ‘Corações e mentes, escolas que transformam’, série do diretor Cacau Rhoden que relata a história de oito escolas brasileiras que estão fazendo grandes transformações na educação do país, para fomentar a seguinte discussão: afinal, qual é o sentido da vida? Para que nós estudamos e educamos? Em seguida, os professores compartilharam suas percepções sobre a formação de futuros educadores em uma perspectiva transformadora. Para a professora Idati Eiró, a faculdade deve incentivar os estudantes a acreditarem na sua potência de mudar a escola. “O aluno não pode achar que o mundo já está acabado, ele precisa saber que tem o poder de transformar a realidade”, disse.

Os educadores, junto ao programa Escolas Transformadoras, também articularam uma futura exibição de ‘Corações e mentes, escolas que transformam’ para os estudantes, seguida de um debate com a temática: “o que um futuro educador precisa saber para transformar sua sala de aula?” A parceria entre o Escolas Transformadoras e a Faculdade Sumaré teve início em 2017 e já mostrou resultados quanto à formação de educadores. 

Confira algumas imagens do encontro:

Comentários

X