• /Escola municipal da Pampulha recebe a visita de estudantes de Harvard
#encontros
Escola municipal da Pampulha recebe a visita de estudantes de Harvard

Veja matéria original aqui.

A Escola Municipal Anne Frank, que fica na região da Pampulha, recebeu no início do mês a visita de 69 estudantes de MBA da Universidade Harvard, dos Estados Unidos. O grupo, composto por universitários provenientes de diversos países como Estados Unidos, Canadá, França, Espanha, Bulgária, Israel, China, Vietnã, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Turquia, Trinidade e Tobago, África do Sul e Itália, integra o Program Field Global Immersion, que proporciona aos alunos do primeiro ano do MBA o aprimoramento de conhecimentos e a possibilidade de vivenciar diferentes experiências em diversas áreas de atuação.

Acompanhados pela professora norte-americana, Lena Goldberg, 12 intérpretes e pela representante da empresa Inspire Travel, Gina do Carmo, que intermediou a visita, os universitários interagiram com os estudantes de Belo Horizonte, levando-os a exercitar o uso da Língua Inglesa. Eles também participaram de uma oficina de educação ambiental, prestaram trabalhos voluntários na escola, brincaram, dançaram, assistiram uma apresentação de capoeira e participaram de uma partida de futebol com as crianças e moradores da região.

Ao final da visita, eles assistiram à peça ‘Anne Frank’, encenada pelo grupo teatral da escola.
A diretora da escola, Sandra Mara de Oliveira, elogiou o resultado do trabalho. ‘Foi um dia rico em troca de experiências e todos tiveram a possibilidade de colaborar, compartilhar, ensinar e aprender. Recebemos um certificado de reconhecimento e apreciação da Universidade de Harvard. Isso é gratificante para a escola’, comentou. Os visitantes também apreciaram o momento. ‘É uma honra visitar uma escola que tem projetos tão importantes e ter a oportunidade de conhecer pessoas de cultura tão diferente da minha’, afirmou o estudante Yuval, de Jerusalém.
O dia de visita mobilizou gestores, professores, educadores e coordenadores dos programas Escola Integrada e Escola Aberta.

A atividade contou com o apoio do Consórcio de Recuperação da Bacia da Pampulha, responsável por ministrar a oficina de educação ambiental, da Regional Pampulha, do Projeto Verena, da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial, da Guarda Municipal, do Programa Rede Pela Paz, do Instituto Israelita Mineiro e de moradores do Bairro Confisco.

Escola Municipal Anne Frank

A Escola Municipal Anne Frank desenvolve projetos que tomam como exemplo a vida e os ideais da judia Anne Frank, buscando promover uma cultura de paz na escola e na comunidade. Seus alunos são estimulados a refletir sobre temas relevantes como diversidade étnica e cultural, justiça, igualdade, respeito e direitos humanos. Contribuindo para a construção de identidade e respeito às diferenças, a escola amplia as possibilidades de provocar mudanças de atitude, melhorar a convivência e proporcionar a todos um ambiente mais pacífico.

Em setembro de 2015, a escola recebeu o título de Escola Transformadora, concedido pela Organização Mundial Ashoka e pelo Instituto Alana, por proporcionar o desenvolvimento de novas competências como a empatia, a criatividade, o trabalho em equipe e o protagonismo social dos alunos.

Fotos: Facebook Escola Anne Frank