• /Parceria família e escola: pais de alunos promovem oficina de escalada na Amigos do Verde
#escolas

Por Luana Dalzotto

Desde 2017, quem entra no bosque da Escola Amigos do Verde (RS), encontra, além de muitas árvores e crianças, uma parede de escalada. Vivenciada ao ar livre, a atividade trabalha com a integralidade do ser humano ao envolver questões relacionadas com o desenvolvimento físico, emocional e intelectual, reforçando uma das principais características do projeto pedagógico da escola.

Fruto de uma parceria da Amigos do Verde com os pais e integrantes da Federação Gaúcha de Montanhismo, Betina Carminatti e Tiago Santos, a oficina de escalada veio para ficar porque estimula habilidades essenciais para todos, principalmente a crianças que estão no início da vida escolar. Entre as aptidões desenvolvidas durante a prática estão coordenação motora, concentração e raciocínio. A atividade também se diferencia ao proporcionar aos alunos a superação de limites e desafios, o autocontrole e a responsabilidade com o outro (clique aqui e conheça mais sobre as competências transformadoras). “Para escalar a gente precisa ter foco e muito coração para se entregar ao momento”, define Mathias de Matos Machi Silva, do 5º ano do Ensino Fundamental.

Em parceria com pais, Escola Amigos do Verde promove oficina de escalada para crianças do ensino fundamental

Foto: acervo Escola Amigos do Verde

Se no início algumas crianças expressavam receio, hoje, após ter se tornado uma oficina regular para o Ensino Fundamental, elas se permitem mais a cada encontro, descobrindo possibilidades, ampliando habilidades e aprendendo a lidar com suas limitações ou dificuldades. “No início alguns tinham medo da altura, mas sempre lembro que todos têm medo e que não devemos nos deixar paralisar por ele. Passado um mês de oficinas, eles comemoram seus avanços e a vitória de vencer obstáculos”, diz a oficineira Betina Carminatti.

A parceria promoveu , no dia 7 de maio, o encontro dos alunos com a mais jovem escaladora brasileira, Amanda Criscuoli. Além de dicas, Amanda compartilhou sua trajetória com os pequenos, inclusive, como e quando se tornou a mais jovem escaladora brasileira a encadenar (escalar do começo ao fim sem cair) uma via de 8º grau de dificuldade, nível almejado por muitos escaladores.

Assim como faz Amanda, a pequena aprendiz Gabriela Maciel de Oliveira, do 1º ano, sonha em escalar uma montanha. Enquanto a hora não chega, a menina conta que gosta de chegar no topo da parede da escola e imaginar que está no topo de uma rocha. “Eu sento lá em cima e fico imaginando a paisagem”.

A Escola Amigos do Verde também participou recentemente da construção da nova publicação do programa Criança e Natureza: ‘Desemparedamento da infância: a Escola como Lugar de Encontro com a Natureza’. A obra sistematiza caminhos do processo de ressignificação dos espaços escolares como lugares potenciais para o encontro da criança com a natureza e como essa conexão pode favorecer seu desenvolvimento e aprendizado. Baixe gratuitamente aqui.