#hashtag
Amigos do Verde completa 33 anos

A Escola Amigos do Verde, de Porto Alegre (RS), chega aos 33 anos neste mês de março, consolidando um projeto pioneiro de escola transformadora com base em uma proposta de educação integral, aliada a questões ecológicas, alimentação naturalista e valores éticos. “A Escola vive um momento como o de uma colheita fértil, de reconhecimento de um trabalho sólido e consistente realizado nestes 33 anos. Como uma pessoa quando chega a uma etapa de realização e plenitude da vida adulta e começa a colher os frutos”, enfatiza a diretora Luna Carneiro Behrends. “Temos planos de novas semeaduras para ampliar nossas hortas e nossos cultivares, mas ainda estamos em fase de estudos de local e época para esses novos plantios.”

Psicopedagoga, Luna dá prosseguimento ao projeto iniciado por sua mãe, a educadora Silvia Lignon Carneiro, e algumas sócias, há mais de três décadas. “Um projeto pioneiro e inovador que se propõe a novos paradigmas de educação e de vida.”

Entre outras especialidades, a Escola Amigos do Verde foi pioneira ao adotar a Agroecologia como disciplina, tanto no Ensino Fundamental como na Educação Infantil. Hoje é reconhecida pelo Programa Escolas Transformadoras, da Ashoka e do Instituto Alana, como uma entre as 15 escolas brasileiras que estão construindo novos caminhos para a educação. “Ela é e vai sempre ser inovadora e pioneira, porque tem a característica do refletir para gerar ações transformadoras e isso faz toda a diferença”, salienta Silvia Carneiro, diretora fundadora.

Desde 1984, a Amigos do Verde procura formar pessoas preparadas para o mundo, que respeitem as diferenças, sejam cooperativas e tenham uma visão sustentável do planeta. Buscar uma configuração de escola que gere essa transformação por meio de reflexões individuais, de grupos, familiares, de equipes profissionais que façam as pessoas descobrirem formas melhores de se viver em harmonia é o objetivo, afirma Silvia. “Nunca vamos chegar a um formato pronto de escola perfeita. O nosso perfeito é estar sempre refletindo e sempre mudando, porque não queremos reproduzir o sistema. Queremos observar as pessoas, como estão se relacionando, como é o seu cotidiano e, a partir disso, buscar uma escola que mostre um outro modelo, um paradigma melhor.”

Trabalhar essa consciência com os alunos é fundamental. Conscientizar sobre a alimentação, a respiração, o emocional, os benefícios de estar conectado com a natureza. “Nós damos uma parada nesse mundo competitivo, que tem excesso de lixo, em todos os sentidos, e pensamos o melhor para expandir a busca por essa harmonia que é física, emocional, mental e espiritual”, ressalta a diretora fundadora. “Acreditamos que a Escola Amigos do Verde é muito importante nesse papel, porque pode gerar transformação e saúde pessoal, social e planetária”.

Trajetória

Desde 1984 em Porto Alegre e inicialmente denominada Pré-escola Amiginhos do Verde, a instituição mudou o nome, em 1989, para Escola de 1º Grau e Pré-Escola Amigos do Verde, quando passou a oferecer também o Ensino Fundamental até a 4ª série. Hoje, a Escola de Ensino Fundamental e Educação Infantil Amigos do Verde, além da Educação Infantil, oferece do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Sua sede está localizada na rua Honório Silveira Dias, 1675, bairro Higienópolis, em uma área de 3.600 m², com uma rica flora e fauna, anfiteatro, quadra de esportes e biblioteca.

Reconhecimentos

• Escolas Transformadoras (reconhecimento internacional) | Ashoka e Instituto Alana
  • Aqui se Aprende Brincando (Educação Infantil) e Aqui se Aprende pela Experiência (Ensino Fundamental) – Pelo Direito de ser Criança – OMO UNILEVER
  • Prêmio Educação RS – Categoria Instituição | SINPRO RS