#livro
Desemparedamento da infância

Estudos recentes apontam que ambientes ricos em natureza, incluindo as escolas com pátios e áreas verdes, praças, parques e espaços livres para o brincar, ajudam na promoção da saúde física, mental e no desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, motoras e emocionais das crianças. Este foi o ponto de partida para que o programa Criança e Natureza, do Alana, desenvolvesse a publicação Desemparedamento da Infância: a Escola como Lugar de Encontro com a Natureza.

O livro também traz experiências do Brasil e do mundo em escolas que possibilitaram que as crianças aproveitassem mais seus territórios educativos como lugares de aprendizado e de brincar livre. A publicação traz para as escolas a reflexão de que é possível contribuir para mudar a realidade atual e desemparedar a infância.