Outra escola é possível
Estudantes de uma escola Sudbury têm total controle sobre o que eles aprendem. Eles escolhem seu currículo e seu método de aprendizagem por meio de um processo democrático.
Empatia em Vygotsky
O conceito empatia é relativamente recente e passou por um processo de ampliação, metamorfose e diversificação a partir do final do século 19.
O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem
O presente estudo tem o objetivo de oferecer subsídios filosóficos e teóricos para a elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais nas instituições escolares.
Fundamentos de uma pedagogia solidária internacional
A moderna educação pública, a partir de fins do século XX, passou a sofrer novas influências de políticas hegemônicas de vieses tecnocrático, mercadológico e financeiro.
Tubarões e peixinhos: histórias de jovens protagonistas
Download PDF O texto conta as trajetórias de três jovens protagonistas moradores de uma pequena cidade do interior do Nordeste. Todos eles se envolvem com projetos sociais da região e vivenciam conflitos na … Leia mais
Livro colaborativo EDUshifts debate o futuro da educação
“EDUshifts – O futuro da educação é agora” é um livro colaborativo que reúne artigos de 18 autores de diferentes países do mundo sobre suas crenças e sonhos para a educação do futuro.
Material de apoio ao educador do Criativos da Escola
Se você quer começar um projeto de transformação na sua escola, clique no botão e faça download deste material de apoio ao educador.
“Respeitar é preciso”: educação e direitos humanos
O material pedagógico “Respeitar é Preciso” é formado por cinco livros que debatem as principais violações de direitos humanos ocorridas no ambiente escolar.