• /Uma das Escolas Transformadoras do Brasil, Anne Frank de BH, recebe homenagem na Câmara Municipal
#escolas

Veja matéria original no site da Confederação Israelita do Brasil.

A Escola Municipal Anne Frank, de Belo Horizonte, recebeu em 17 de novembro uma homenagem da Câmara Municipal, por ter sido reconhecida como uma das dez “Escolas Transformadoras” do Brasil, uma iniciativa da organização mundial Ashoka e do Instituto Alana.

Veja por que a escola foi escolhida:

“O terreno foi doado pelo médico pediatra Marx Golgher que, por sua origem judaica, deu à escola o nome de Anne Frank. A curiosidade dos alunos sobre a origem do nome culminou na criação, em 2008, do Projeto Anne Frank Viva, que contempla pesquisa ativa sobre a história da família Golgher e estudo sistematizado sobre o holocausto. A partir destas pesquisas, as crianças são apresentadas às questões de justiça, igualdade, respeito, diversidade étnica e cultural e direitos humanos.

A escola posiciona-se claramente como um polo de construção de uma cultura de paz, que engloba relações além-muros. A comunidade escolar construiu, na praça em frente à escola, o Bosque da Paz, onde acontecem, mensalmente, eventos e festas da escola, como a Festa Junina. Esta ocupação do espaço público é entendida como fundamental dentro do programa político-pedagógico da escola, pois amplia o repertório e as vivências dos alunos, além de contribuir para que o lazer e o conhecimento tomem conta do espaço, combatendo a violência local”.

Também foi homenageada a Escola Professor Paulo Freire, que está entre as dez “Escolas Transformadoras“. Veja a cerimônia na íntegra.

Alunos da Escola Anne Frank na homenagem realizada na Câmara Municipal.