• /O protagonismo de 200 educadores da rede de Educação Profissional da Bahia
#materiais
O protagonismo de 200 educadores da rede de Educação Profissional da Bahia

Entre setembro e dezembro de 2017, o programa Escolas Transformadoras e a Superintendência da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SUPROT) realizaram uma jornada de educação transformadora com mais de 200 coordenadores pedagógicos do Estado. A experiência resultou no material Educação Transformadora nos Territórios de Identidade da Bahia, que conta o caminho percorrido pelos educadores da rede da Educação Profissional da Bahia.

O capítulo Reflexão, prática e mudança conta sobre a visita do Secretário de Educação da Bahia, Walter Pinheiro, à uma Escola Transformadora da Espanha, seu interesse pela iniciativa no Brasil e o início da parceria com o programa em terras brasileiras.

No capítulo As Jornadas, o material traz informações de como foram os encontros sobre educação transformadora na Bahia com os 200 coordenadores e vice-coordenadores pedagógicos do Estado. Além dos encontros, o material também menciona as visitas que os profissionais da educação fizeram às Escolas Transformadoras.

Por fim, os capítulos Primeiros frutos e Aprendizados revelam quais foram as sementes que brotaram das Jornadas de Educação Transformadora nos 27 Territórios de Identidade da Bahia. Dentre elas, planos de ação e ideias para superar desafios dos territórios e fortalecimento de uma rede de educação profissional e transformadora.

Educação Transformadora na Bahia: impactos

Arte: Jairo Rodrigues

Mais do que criar ou replicar um novo programa ou currículo, a parceria buscou uma mudança de mentalidade e de visão sobre a educação. Todos instigados pelo contexto de uma educação transformadora, que reconhece o protagonismo, a criatividade, a empatia e o trabalho em equipe como pontos de partida para esse novo olhar. De criar e promover, juntos, um novo marco de referência para a educação e a vida dos alunos e suas comunidades.

Clique aqui e acesse o material.

Os profissionais da rede de Educação Profissional da Bahia também falaram conosco sobre o que é uma educação transformadora para eles. Confira no vídeo abaixo!