• /Escolas Transformadoras promove debate online sobre diversidade sexual e de gênero
#debates

Como tem sido construída a inserção da temática da diversidade sexual e de gênero nas escolas? Em que medida os estudantes têm ensinado a escola, os professores e a comunidade a compreender e a agir no respeito à diversidade?

Para debater essas questões, o programa Escolas Transformadoras, iniciativa da Ashoka correalizada no Brasil com o Alana, realiza, dia 29 de agosto, o 3º encontro da série ‘Escolas Transformadoras Debate’, com o tema ‘O protagonismo dos estudantes na defesa da diversidade sexual e de gênero’. A conversa será transmitida ao vivo pelo Facebook, às 19h30, e os internautas poderão enviar perguntas aos convidados em tempo real.

Com o bate-papo, o programa pretende elucidar quais são as forças que atuam no sentido de coibir o avanço na discussão sobre diversidade nas escolas, e entender como os estudantes têm se organizado e protagonizado as movimentações pelos direitos LGBT, seja por meio de grêmios, debates, movimentos ou coletivos. Vale lembrar que foram feitas modificações significativas na terceira e última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que irá nortear as diretrizes de aprendizagem em escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Com a alteração, o Ministério da Educação removeu referências iniciais à necessidade de respeito à ‘orientação sexual’ e ‘identidade de gênero’, voltando a levantar o debate sobre a urgência de trabalhar tais temas nas escolas.

Participam da conversa estudantes do Colégio Equipe; Lula Ramires, empreendedor social da Ashoka, filósofo, Doutorando em Educação pela USP e coordenador do CORSA, entidade de defesa das pessoas LGBT; Wellington Soares, Editor assistente das revistas Nova Escola e Gestão Escolar, ganhador da menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog em 2015 pela reportagem ‘Precisamos falar sobre Romeo’ (veja a reportagem clicando aqui).

Escolas Transformadoras Debate
Data e horário: 29 de agosto (3ª-feira), às 19h30 (horário de Brasília)
No dia assista ao vivo em: https://www.facebook.com/escolastransformadoras

Veja também como foi o último ‘Escolas Transformadoras Debate’: Que tipo de cidadão queremos construir com a Base Nacional Curricular?