• Home
  • /Notícias
  • /Coordenadora do Espaço Cultural Alagados recebe prêmio em reconhecimento por seu trabalho social
#prêmio
Coordenadora do Espaço Cultural Alagados recebe prêmio em reconhecimento por seu trabalho social

Coordenadora do Espaço Cultural Alagados recebe prêmio em reconhecimento por seu trabalho social

Compartilhe

Na noite de ontem (08), quando se comemorou o Dia Internacional da Mulher, Jamira Muniz, a coordenadora do Espaço Cultural Alagados, espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do estado da Bahia (SecultBA) recebeu o prêmio Barra Mulher, iniciativa do Shopping Barra, que reconhece anualmente o trabalho de dez mulheres baianas por um mundo mais igualitário.

Em sua sétima edição, o evento tem como objetivo evidenciar a importância que a mulher conquistou na vida das pessoas em diversos segmentos da sociedade. Jamira foi premiada por seu trabalho com arte-educação na comunidade do Uruguai, formando crianças e adultos na área cultural e sempre estabelecendo o diálogo com a consciência cidadã.

Jamira Muniz está há sete anos à frente da coordenação do Espaço Cultural Alagados, mas há mais 25 anos já trabalha como educadora social. A coordenadora acredita que é possível transformar a realidade de uma comunidade através da educação e da cultura. Então, foi nesta direção que ela desenvolveu o seu trabalho no Espaço Cultural Alagados, onde, hoje, toda comunidade do bairro do Uruguai e toda península do Itapagipe entende este espaço como um local de transformação social, que pertence a todos. “Universidades formam professores, mas educadores são formados no dia-a-dia. A cultura é fator decisivo na formação de um cidadão”, defende.

Além de Jamira, foram homenageadas a pedagoga Débora Cohim, a jornalista Leticia Muhana, a médica Lídia Barbosa Salles, a empresária Aurora Mendonça, a delegada Carmen Dolores Bittencourt, a professora universitária Beth Dantas, a jornalista Maíra Azevedo, a museólogoa Bárbara Santos e publicitária Vera Rocha. Durante os dias 09 a 31 de março, no 4º piso do Shopping Barra, acontece uma exposição contando a trajetória das dez mulheres homenageadas.

O Espaço Cultural Alagados – Espaço Cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, foi inaugurado em 1989 e está localizado no fim de linha do Uruguai. Sua criação foi resultado da luta de artistas e agitadores culturais da localidade por um espaço que atendesse suas demandas de apresentações, ensaios e mobilização cultural. Destaca-se neste espaço a programação voltada para o público infantil, principal freqüentador. O Espaço mantém forte relação com movimento social e com a comunidade. Seja como produtor, proponente, artista ou plateia, as pessoas participam do cotidiano do Espaço Cultural.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador –  Cine Teatro Solar Boa Vista,Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse o site.

Reprodução / Facebook

Reprodução / Facebook

Comentários

X