• /Conferência Internacional Saberes para uma Cidadania Planetária
Conferência Internacional Saberes para uma Cidadania Planetária

Por Equipe Escolas Transformadoras
Foto Divulgação

Entre os dias 24 e 27 de maio, o Programa Escolas Transformadoras esteve presente na Conferência ‘Saberes para uma Cidadania Planetária’. O Encontro foi promovido pela Universidade Estadual do Ceará, Universidade Católica de Brasília e pela UNESCO. A Escola Vila, integrante da rede de Escolas Transformadoras do Brasil – ao lado de outras instituições – participou do comitê organizador do encontro, tendo como representantes as líderes da escola, Fátima Limaverde e Patrícia Limaverde.

Patricia integra o grupo de pesquisa da Professora Dra. Maria Cândida Moraes, responsável por presidir a Conferência.

A programação contou com palestras e rodas de conversa sobre temas vinculados à obra de Edgar Morin, em comemoração aos seus 95 anos e a toda sua vida dedicada à humanidade. Mais de 40 conferencistas internacionais e nacionais participaram do encontro, que teve sua abertura coroada pela apresentação de dança das crianças da Escola Vila. Durante os dias em que estavam em Fortaleza, professores e participantes do evento tiveram a oportunidade de visitar a Escola e conhecer suas práticas pedagógicas.

Dentre os principais objetivos da Conferência, estava a intenção de analisar as implicações educativas, curriculares, organizacionais e de formação docente do novo paradigma educativo emergente, baseado na complexidade, na transdisciplinaridade e fundamentado nos valores de responsabilidade e solidariedade individual e social.

O Programa Escolas Transformadoras, ao lado da Escola Vila Verde (GO), conduziu uma roda de conversa sobre a importância da empatia na educação. Tal competência faz parte das competências transformadoras, consideradas essenciais para que a educação seja capaz de formar sujeitos transformadores da realidade.

Saiba mais sobre o encontro.