• Home
  • /Notícias
  • /Colégio Equipe recebe liderança de Escola Transformadora da Venezuela
#encontros
Colégio Equipe recebe liderança de Escola Transformadora da Venezuela

Colégio Equipe recebe liderança de Escola Transformadora da Venezuela

Compartilhe

Por Raquel Franzim
Fotos: Vilma Silva

No dia 07 de novembro o Colégio Equipe, de São Paulo, recebeu Luis Santiago Perera Cabrera, diretor do Colégio Guayamurí, da Venezuela. Ambas as escolas fazem parte da comunidade global do Programa Escolas Transformadoras.

Santiago é um dos pais que há mais de 20 anos sonhou e construiu uma nova escola na Isla Margarita, litoral venezuelano. Uma escola organizada por projetos que atende crianças de 02 a 18 anos e tem como uma de suas marcas convidar estudantes a criarem ações e projetos visando a resolução dos problemas e situações vividas em suas realidades.

O Colégio Guayamurí defende que os projetos são uma oportunidade para as crianças e os jovens trabalharem em equipe e encontrarem soluções para os problemas que enfrentam. Santiago conta que a cultura de empreender aproxima os estudantes do mundo do trabalho, ajudando-os a entender de maneira crítica esse contexto.

Luciana Fervorini, anfitriã da visita no Colégio Equipe, é filha de um dos fundadores, ex-aluna e atual diretora pedagógica da escola. Com mais de 40 anos de trabalho, o Colégio Equipe é conhecido por organizar o seu currículo a partir de leituras críticas sobre as relações humanas e o mundo.

Ao longo da visita, além de conhecer as dependências da escola e assistir a uma aula de história do Brasil, Santiago foi apresentado às produções artísticas dos estudantes e teve a oportunidade de conhecer alguns dos professores que dedicaram suas vidas à proposta política pedagógica do Colégio Equipe, como a professora Ausonia Donato. Por ela passaram muitos alunos. A educadora se emociona ao relembrar a trajetória de cada um, como encaminharam suas vidas e como a escola pode ser o local de encontros e de relações humanas saudáveis e amorosas.

Durante a manhã, a visita também foi permeada por discussões e reflexões sobre a educação na América Latina, o contexto político do Brasil e Venezuela e ainda a influência da obra de Paulo Freire em cada uma das escolas.Santiago está convencido de que a visita revelou que duas escolas tão diferentes podem – na realidade – ser extremamente parecidas. E essa aproximação está baseada nos valores e visões comuns. Ambas as escolas almejam mudar o país pela educação. “Foi valiosa essa possibilidade de intercâmbio com o Colégio Equipe”, concluiu ele.

O intercâmbio entre as escolas fez parte dos três dias do Encontro anual do Programa Escolas Transformadoras, ocorrido em SP. Na ocasião, estiveram presentes lideranças das escolas do Brasil, Argentina e Venezuela, além de jornalistas, empreendedores sociais da Ashoka, parceiros das comunidades escolares e especialistas em educação.

Para saber mais sobre o Encontro ocorrido em novembro clique aqui.

Comentários

X