• /Comunidade do programa Escolas Transformadoras reúne-se para uma tarde de trabalho e co-criação

Por Mariana Antonieta
Fotos: Rodolfo Goud

No dia 09 de novembro ocorreu na UNIBES Cultural, em São Paulo, um encontro que reuniu a Comunidade Ativadora do Programa Escolas Transformadoras. Líderes das escolas, jornalistas, pesquisadores, arquitetos, entre outros membros da comunidade compartilharam uma tarde de trabalho para pensar novas ações para o Programa, vislumbrando o seu futuro e próximos passos.

O encontro foi mediado pela CoCriar, instituição que facilita processos de grupo, encontros e eventos de forma participativa e colaborativa. O objetivo, além de fortalecer os vínculos entre os participantes da Comunidade Ativadora, foi observar o que as escolas já vem fazendo para formar sujeitos transformadores, quais são seus parceiros e quais ações podem ser potencializadas em rede.

Além das quinze escolas participantes do Programa, estiveram presentes profissionais da mídia, empreendedores sociais, representantes do governo e de ONGs. Cris Famano (Nextel), André Pedoti (Bentevi), Luciana Alves (Faculdade Sumaré) e André Luiz Pinto (Fundação Roberto Marinho) foram alguns dos convidados para as discussões. Participaram também lideranças de Escolas Transformadoras da Venezuela e Argentina.

O trabalho de co-criação despertou muitos insumos para o futuro do Programa. Segundo Sílvia Reichmann, diretora da Escola Transformadora Dendê da Serra (BA), foi um momento ímpar para pensar coletivamente e propor ações conjuntas.

———–

A tarde de trabalho integrou a programação do encontro anual das 15 escolas reconhecidas pelo Programa, que ocorreu entre os dias  7 e  9 de novembro, em São Paulo. Este foi o segundo encontro presencial da comunidade ativadora do Programa. Educadores  das 15 escolas brasileiras reuniram-se na UNIBES para dar continuidade à formação de vínculos e à construção coletiva de uma rede voltada ao fortalecimento da visão que todos podem ser transformadores e à disseminação de práticas educacionais verdadeiramente transformadoras, capazes de formar crianças e jovens sensíveis, com habilidades para tornar o mundo um lugar mais acolhedor e amigável.

Nestes dias, ocorreram atividades voltadas ao aprofundamento dos conceitos norteadores do Programa e à efetivação de parcerias. A roda de conversa sobre o tema “protagonismo” e o evento de lançamento da publicação sobre a importância da empatia na educação são exemplos dessas ações.

Veja fotos do encontro:

Encontro Anual Escolas Transformadoras 2016[:]