Materiais

Outra escola é possível

Estudantes de uma escola Sudbury têm total controle sobre o que eles aprendem. Eles escolhem seu currículo e seu método de aprendizagem por meio de um processo democrático.

DOWNLOAD

Na foto há cinco mãos negras e brancas entrelaçadas e sobrepostas.

Empatia em Vygotsky

O conceito empatia é relativamente recente e passou por um processo de ampliação, metamorfose e diversificação a partir do final do século 19.

#artigo

O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem

O presente estudo tem o objetivo de oferecer subsídios filosóficos e teóricos para a elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais nas instituições escolares.

#artigo

Fundamentos de uma pedagogia solidária internacional

A moderna educação pública, a partir de fins do século XX, passou a sofrer novas influências de políticas hegemônicas de vieses tecnocrático, mercadológico e financeiro.

Tubarões e peixinhos: histórias de jovens protagonistas

Tubarões e peixinhos: histórias de jovens protagonistas

Download PDF O texto conta as trajetórias de três jovens protagonistas moradores de uma pequena cidade do interior do Nordeste. Todos eles se envolvem com projetos sociais da região e vivenciam conflitos na … Leia mais

#publicação

Livro colaborativo EDUshifts debate o futuro da educação

“EDUshifts – O futuro da educação é agora” é um livro colaborativo que reúne artigos de 18 autores de diferentes países do mundo sobre suas crenças e sonhos para a educação do futuro.

Material de apoio ao educador do Criativos da Escola

Se você quer começar um projeto de transformação na sua escola, clique no botão e faça download deste material de apoio ao educador.

Material - Respeito na escola: educação e direitos humanos
#publicação

“Respeitar é preciso”: educação e direitos humanos

O material pedagógico “Respeitar é Preciso” é formado por cinco livros que debatem as principais violações de direitos humanos ocorridas no ambiente escolar.