Escola Vila Verde

Escola Vila Verde

Compartilhe

Se fazemos o bem para os demais seres e para o ambiente, estamos cuidando de nosso próprio bem. Estamos todos interligados e dependemos uns dos outros.”

Lama Padma Samtem

A Vila Verde é uma escola particular que atende crianças de 3 a 6 anos da Educação Infantil, em sua unidade urbana; e crianças de 7 a 12 anos do Ensino Fundamental, em sua unidade próxima ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no município de Alto Paraíso de Goiás (GO), uma região típica da vegetação do cerrado.

Fundada em 2000 por um grupo de mãe e pais, a escola intencionava oferecer uma educação diferenciada às crianças da região. Em 2013, a instituição passou a ser parceira do Instituto Caminho do Meio, mantido pelo Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB). Desde então, a escola insere a filosofia budista contextualizada à sua pedagogia por projetos. Dessa forma, os estudantes gozam de liberdade pedagógica, uma vez que assumem identidade própria e relacionada à realidade local. As duas unidades da escola atendem, no total, 50 alunos.

A escola tem como missão “educar as pessoas para a felicidade e para a ação no mundo com confiança e consciência de si, do outro e do nosso ambiente.” Inseridos nesse contexto, os alunos aprendem, desde cedo, a cuidar do lugar em que vivem. Para isso, são estimulados, primeiramente, a conhecer o espaço, aliando teoria e prática, e, em seguida, a interferir conscientemente no meio e dele se apropriar, com respeito e responsabilidade. Sendo assim, os diversos atores da comunidade escolar são fortemente engajados nas questões ambientais, a partir das demandas do próprio espaço que ocupam. A necessidade de preservação da flora e fauna locais intensifica a conscientização por hábitos sustentáveis, indispensáveis às vidas das futuras gerações. A militância ambiental presente e atuante visa, portanto, o bem comum dos que hoje vivem naquele lugar e também dos que virão.

Comentários

X