Escola Amigos do Verde

Escola Amigos do Verde

Compartilhe

“Educar é um processo de transformação na convivência de todos os atores envolvidos e, se queremos que nossos meninos e meninas cresçam como seres autônomos no respeito por si mesmos e com consciência social, temos de conviver com eles respeitando-os e respeitando-nos na contínua criação de uma convivência na colaboração, a partir da confiança e do respeito mútuos.”

Dr. Humberto Maturana

Em 1984, nasceu a pré-escola Amiguinhos do Verde, com uma proposta totalmente inovadora – baseada em teóricos como Piaget, Freinet e Emília Ferreiro – e com o objetivo principal de desenvolver uma aprendizagem equilibrada entre as áreas cognitiva e afetiva. O grande diferencial da escola, na época, era a preocupação ecológica (visão ecocêntrica) – quando a ecologia não era um tema emergente como nos dias atuais – aliada à alimentação naturalista (caráter educativo).

A Amiguinhos do Verde cresceu e, em 1989, passou a oferecer também o Ensino Fundamental até a 4ª série, mudando o nome para “Escola de 1º Grau e Pré-Escola Amigos do Verde”.

Atualmente, a Escola Amigos do Verde, além da Educação Infantil, oferece do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, de acordo com as novas leis de educação. Registrada e autorizada pela Secretaria Estadual de Educação (SEC/RS), a escola tem seu Plano de Estudos e seu Projeto Pedagógico revisados anualmente de acordo com a legislação em vigor. O trabalho desenvolvido pela escola, sempre atualizado com as últimas pesquisas científicas, tem como referência teóricos como Edgar Morin, Humberto Maturana, Rafael Yus, entre outros.

Segundo Edgar Morin, a “educação deve contribuir para a autoformação da pessoa (ensinar a assumir a condição humana, ensinar a viver) e ensinar como se tornar cidadão. Um cidadão é definido, em uma democracia, por sua solidariedade e responsabilidade.” É a isso que o Ensino Fundamental da Amigos do Verde se propõe: a auxiliar o sujeito a desenvolver sua criticidade e responsabilidade social, respeitando as particularidades, as diferenças e riquezas inerentes a cada um.

Comentários

X