Associação Pró-Educação Vivendo e Aprendendo

Associação Pró-Educação Vivendo e Aprendendo

Compartilhe

Para nós a brincadeira da criança não é só o processo de aprendizagem. É linguagem, é forma, é jeito de ser.”

Pablo Martins
Diretor e líder da escola

A Associação Pró-Educação Vivendo e Aprendendo, fundada em 1982, nasceu da iniciativa de um pequeno grupo formado por pais, mães, educadores, artistas e acadêmicos. Essas pessoas estavam insatisfeitas com o modelo educacional tecnicista presente nas escolas tradicionais do pós-regime militar. O grupo buscava uma educação em que a criança fosse reconhecida como sujeito capaz de pensar, criar e fazer escolhas. Devido a seu espírito contestador – e sempre preocupada em manter o diálogo e criar pontes com outras iniciativas inovadoras –, a Associação, hoje com 35 anos, se tornou referência em educação infantil em Brasília (DF).

Ancorada no pressuposto de uma educação democrática, a Vivendo e Aprendendo acredita que todos são educadores e estão implicados no projeto pedagógico da escola. A instituição escolar olha para o desenvolvimento integral da criança. Ela abre espaço para as diferentes formas de expressão e valoriza o brincar livre como linguagem essencial da infância. O protagonismo de cada uma delas é incentivado. As vivências contemplam o desenvolvimento afetivo, social, cognitivo e corporal dos estudantes.

A escola busca, acima de tudo, proporcionar espaços de diálogo e construção coletiva na prática escolar e associativa, e acredita que as crianças são sujeitos de saberes que possuem condições de protagonizar sua trajetória educativa como sujeito ativo, expressando seus desejos e necessidades, propondo interesses, atividades e organizações.

Comentários

X