• Home
  • /Notícias
  • /Programa Escolas Transformadoras reúne especialistas para discutir a importância da Empatia na educação de crianças e jovens
#debates
Programa Escolas Transformadoras reúne especialistas para discutir a importância da Empatia na educação de crianças e jovens

Programa Escolas Transformadoras reúne especialistas para discutir a importância da Empatia na educação de crianças e jovens

Compartilhe

Roda de diálogo sobre o tema será dia 19 de maio e terá transmissão ao vivo pela web

O Programa Escolas Transformadoras, iniciativa global da Ashoka correalizada pelo Instituto Alana no Brasil, promove no dia 19 de maio uma roda de diálogo sobre ‘Empatia na educação de crianças e jovens transformadores’, com a presença de diversos especialistas da área de educação. A abertura do debate, transmitido ao vivo pela internet, terá a presença do Professor Renato Janine Ribeiro, titular da USP e ex-Ministro da Educação.

O objetivo do debate é construir, coletivamente, um entendimento sobre a importância da empatia, como um valor e como uma competência que pode ser ensinada e cultivada na escola. Acredita-se que tal competência tem profunda relação com a busca por formar crianças e jovens transformadores, capazes de resolver os problemas sociais de nosso tempo, isso porque a postura empática pressupõe abertura para acolher a diversidade e agir em prol do bem comum. Entre os convidados estão Helena Singer, Pilar Lacerda, Braz Nogueira,  Rosely Sayão, Wellington Nogueira,  Auro Lescher, e lideranças de cinco Escolas Transformadoras no Brasil além de editores e jornalistas da mídia especializada.

Lançado em setembro de 2015, a iniciativa busca identificar equipes de escolas que cultivam em seus alunos competências transformadoras, como a empatia, a criatividade, o trabalho em grupo e o protagonismo social. Doze instituições de ensino já integram a rede no Brasil, e o mapeamento continuará durante os próximos anos. A comunidade de Escolas Transformadoras conta com mais de 200 escolas em 28 países de todos os continentes.

Serviço:
Roda de conversa sobre Empatia e Educação Transformadora
Data e horário: 19 de maio, quinta-feira, das 15h00 às 18h00
Acompanhe a videoconferência e contribua online através do link: http://bit.ly/1TCYXyf

Sobre o Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em projetos que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, o Instituto conta hoje com projetos próprios e com parceiros e é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”. 

Sobre a Ashoka

A Ashoka é uma organização social global fundada em 1981 que congrega mais de três mil empreendedores sociais em 84 países e busca colaborar na construção de um mundo em que Todos São Transformadores (Everyone a Changemaker), no qual qualquer pessoa pode desenvolver e aplicar as habilidades necessárias para solucionar os principais problemas sociais que hoje enfrentamos.

Comentários

X